Alfabetização em contexto de pandemia: algumas ideias sobre transcriação
DOI:
https://doi.org/10.5965/23580925242020076Palabras clave:
Initial reading instruction; Literacy; Transcreation.Resumen
Este texto, fruto de uma pesquisa acadêmica desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), traz como ponto central a problemática da alfabetização e letramento no Brasil, práticas que têm sido alvo de debates e ataques
no atual governo de Jair Bolsonaro. O trabalho evidencia, mais especificamente, a relevância acerca das implicações e reverberações de uma alfabetização desvinculada do letramento. Diante das transformações pedagógicas acarretadas pela pandemia, o texto também discute sobre a importância e o desafio de práticas lúdicas e corpóreas para o desenvolvimento de uma alfabetização e um letramento sensíveis, subsidiados pela ideia de transcriacão, conceito apresentado por Almeida e Araújo (2020).
Descargas
Citas
ALMEIDA, Rogério; ARAÚJO, Alberto. A transcriação do mundo pela experiência: esboço para uma educação estética. In: EccoS – Revista Científica, São Paulo, n. 53, p. 1-18, e16676, abr./jun. 2020.
ANTÔNIO, Severino; TAVARES, Katia. A Poética da Infância: Conversas com quem educa as crianças. São Paulo. Editora Passarinho, 2019
BARROS, Manoel. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.
BOLSONARO, Jair. Entrevista. In: ADLER, Matheus. Bolsonaro sobre coronavírus: 'É igual chuva: você vai se molhar, mas não vai morrer afogado. 01/04/20. Estado de Minas Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2020/04/01/interna_politica,1134792/bolsonaro-sobre-coronavirus-e-igual-chuva-voce-vai-se-molhar-mas-n.shtml. Acesso: 02/04/2020.
BONDÍA, Jorge L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação Jan/Fev/Mar/Abr 2002, Nº 19.
CAVALCANTI, Zélia (coord.) Alfabetizando. Porto Alegre: Artes Médicas 4, 1997.
DUARTE JR., J. F. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. O Saber Sensível (Estesia). Criar Edições, 3 ed., PR, 2004.
FERREIRO, Emilia; Teberosk, Ana. A Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Medicas 1985. 284p.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: autores associados. Cortez, 1989.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. Arte & Ensaios. Revista do ppgav/eba/ufrj. n. 32. dezembro 2016. p. 122-151. Disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/8993/7169 Acesso em 14/05/2020.
NADALIM, Carlos. Letramento, o vilão da alfabetização no Brasil. 12 de maio de 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_9JEhWtlRKg. Acesso em: 17/03/20.
PARTEKA, Thamara. Sociedades dos amores: histórias de uma turma em alfabetização e uma alfabetizadora em devir. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu). Universidade Federal de Mato Grosso. Rondonópolis, 2020.
RAMOS, Graciliano. Vidas secas. [107º] Rio de Janeiro: Record, 2013.
STEINER, Rudolf. Verdade e ciência: prelúdio à uma Filosofia da Liberdade. São Paulo: Editora Antroposófica, 1995.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista NUPEART
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.