Força, liberdade, justiça e vingança: o feminismo de estudantes do IFPE campus Recife e seus reflexos no processo de criação do espetáculo Teogonia
DOI:
https://doi.org/10.5965/23580925242020245Palabras clave:
grupo Arte em Movimento, educação feminista, protagonismo juvenilResumen
O presente texto versa sobre uma experiência de estágio realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Nesta ocasião, foi proposto às(aos) estudantes um processo em que pudessem tomar a frente de todas as esferas da produção cênica, visando a criação de monólogos performativos. Como eixo criativo, foi sugerida a pesquisa em mitologias de diferentes culturas para a elaboração de personagens cujas histórias compõem o espetáculo Teogonia (2018). A metodologia de ensino foi fundamentada na Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa e no papel docente como sendo de um “professor mediador”, tendo por base o conceito de “protagonismo juvenil” segundo Antônio Carlos Gomes da Costa. Destaco neste artigo as posturas feministas de três estudantes e como elas conduziram suas criações cênicas até a construção das personagens-deusas Força, Liberdade, Justiça e Vingança.
Descargas
Citas
BARBOSA, Ana Mae. A Imagem no Ensino da Arte: anos oitenta e novos tempos. – 7. ed. rev. – São Paulo: Perspectiva, 2009.
CABRAL, Sthefany. Caderno de processo. 2018a, não paginado.
_________________. Força. 2018b, não paginado.
COSTA, Antônio Carlos Gomes da. Protagonismo juvenil: adolescência, educação e participação democrática. Salvador: FTD; Fundação Odebrecht, 1996.
FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Falo eu, professora, 79 anos, mulher, branca e cisgênero. In: Explosão Feminista: arte, cultura, política e universidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, p.241-251.
MOUSINHO, Rhayssa. Caderno de processo. 2018a, não paginado.
___________________. Liberdade. 2018b, não paginado.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017.
RIBEIRO, Maria Luiza. Caderno de processo. 2018a, não paginado.
___________________. Justiça e Vingança. 2018b, não paginado.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista NUPEART
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.