Força, liberdade, justiça e vingança: o feminismo de estudantes do IFPE campus Recife e seus reflexos no processo de criação do espetáculo Teogonia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/23580925242020245

Palabras clave:

grupo Arte em Movimento, educação feminista, protagonismo juvenil

Resumen

O presente texto versa sobre uma experiência de estágio realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Nesta ocasião, foi proposto às(aos) estudantes um processo em que pudessem tomar a frente de todas as esferas da produção cênica, visando a criação de monólogos performativos. Como eixo criativo, foi sugerida a pesquisa em mitologias de diferentes culturas para a elaboração de personagens cujas histórias compõem o espetáculo Teogonia (2018). A metodologia de ensino foi fundamentada na Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa e no papel docente como sendo de um “professor mediador”, tendo por base o conceito de “protagonismo juvenil” segundo Antônio Carlos Gomes da Costa. Destaco neste artigo as posturas feministas de três estudantes e como elas conduziram suas criações cênicas até a construção das personagens-deusas Força, Liberdade, Justiça e Vingança.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pedro Henrique Gomes da Silva, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduado em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Citas

BARBOSA, Ana Mae. A Imagem no Ensino da Arte: anos oitenta e novos tempos. – 7. ed. rev. – São Paulo: Perspectiva, 2009.

CABRAL, Sthefany. Caderno de processo. 2018a, não paginado.

_________________. Força. 2018b, não paginado.

COSTA, Antônio Carlos Gomes da. Protagonismo juvenil: adolescência, educação e participação democrática. Salvador: FTD; Fundação Odebrecht, 1996.

FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.

HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Falo eu, professora, 79 anos, mulher, branca e cisgênero. In: Explosão Feminista: arte, cultura, política e universidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, p.241-251.

MOUSINHO, Rhayssa. Caderno de processo. 2018a, não paginado.

___________________. Liberdade. 2018b, não paginado.

RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017.

RIBEIRO, Maria Luiza. Caderno de processo. 2018a, não paginado.

___________________. Justiça e Vingança. 2018b, não paginado.

Publicado

2020-12-22

Cómo citar

GOMES DA SILVA, Pedro Henrique. Força, liberdade, justiça e vingança: o feminismo de estudantes do IFPE campus Recife e seus reflexos no processo de criação do espetáculo Teogonia. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 233–254, 2020. DOI: 10.5965/23580925242020245. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/17495. Acesso em: 22 nov. 2024.