Essas mãos: uma experiência teatral com mulheres em situação de violência doméstica em Minas Gerais (SIAME)
DOI:
https://doi.org/10.5965/23580925242020172Resumen
Resumo: Este relato de experiência apresenta a minha vivência docente
no projeto Essas Mãos, realizado no Serviço Interprofissional de Atendimento à Mulher (SIAME), enquanto prática docente no curso de Artes Cênicas – Licenciatura, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em 2010. Sendo assim, são abordados aspectos da memória e procedimentos práticos
no exercício da docência em teatro. O referente projeto atendeu mulheres que sofreram violência doméstica e tinha como principal objetivo exaltar a valorização do “ser mulher”, tendo em vista o sofrimento de corpos violentados por seus antigos companheiros, através de práticas corporais lúdicas e poéticas. O trabalho teve como principal base a poesia da letrista brasileira Cora Coralina, que fez com que as mulheres participantes, por meio da narrativa, compartilhassem suas histórias de vida para as outras, criando, assim, um espaço de diálogo, escuta, identificação e acolhimento.
Descargas
Citas
BENJAMIN, Walter. Sobre arte, técnica, linguagem e política. Lisboa: Relógio D’Água, 1992.
CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
CORA, Coralina. Meu livro de cordel. São Paulo: Global, 2001.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade. A vontade de saber. Rio de janeiro: Graal, 1979.
HOOKS, Bell. A educação como prática de liberdade. São Paulo:
Editora WMF Martins Fontes, 2017.
SIAME – Serviço Interprofissional de Atendimento à Mulher, Ouro Preto, Brasil. Disponível em: https://pt-br.facebook.com/pages/category/Nonprofit-Organization/SIAME-Servi%C3%A7o-Interprofissional-de-Atendimento-a-Mulher-197804223587703/. Acesso em: 28 de nov. de 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista NUPEART
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.