Bumba-meu-boi do Maranhão: uma releitura de seus primeiros registros sonoros
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092516162016081Keywords:
Bumba-meu-boi, etnomusicologia , políticas públicas de culturaAbstract
O presente artigo tem como objetivo principal elaborar uma análise sonora das quatro gravações de bumba-meu-boi do Maranhão registradas em 1938 através da Missão de Pesquisas Folclóricas do Departamento de Cultura do município de São Paulo, coordenada por Mário de Andrade. Serão adotados como referência os padrões estéticos sonoros característicos da atual convenção de “sotaques”, presente tanto em estudos acadêmicos quanto em documentos oficiais do governo do Maranhão, fazendo uso de referências da Etnomusicologia. De maneira a complementar a presente análise, serão discutidas questões acerca do método de documentação sonora e das políticas culturais voltadas à patrimonialização cultural, status em que se encontra atualmente a manifestação em pauta. Conclusões reforçam a imprescindibilidade de ampliar o conceito estabelecido de “cultura maranhense”, historicamente sedimentado através das políticas culturais do governo estadual, e destacam a necessidade de haver mais estudos culturais sobre o Maranhão em uma perspectiva etnomusicológica.
Downloads
References
ALBERNAZ, L. S. F. Dinâmicas do bumba-meu-boi maranhense: classificação em ‘sotaques’ e participação do público. Olhares Sociais, v. 2, n. 2, p. 3-24, 2012.
CALABRE, L. Práticas culturais e processos de patrimonialização: a ação das políticas culturais e o jongo do Sudeste como um possível estudo de caso. Estudos de Sociologia on-line, v. 1, n. 20, 2014.
CARVALHO. J. J. A Tradição Musical Iorubá no Brasil: um cristal que se oculta e se revela. In: QUEIROZ, R. C.; TUGNY, R. P. (Org.). Músicas africanas e indígenas no Brasil. Belo Horizonte: EDUFMG, 2006, p. 265-296.
CERQUEIRA, D. L. Políticas culturais para a Música no Maranhão: um breve es- tudo. Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura, 4, Manaus, AM. Anais. UFAM, Manaus, AM, Novembro 09 a 11, 2016, p. 1-12.
CERQUEIRA, D. L. Políticas Públicas de Cultura para a Música em Estados brasileiros: um estudo comparativo. Seminário Internacional de Políticas Culturais, 8, Rio de Ja- neiro, RJ. Anais. Fundação Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro, RJ, Maio 23 a 26, 2017, p. 1-11.
COSTA, A. S.; CAMÊLO, J. P. C. A discriminação do bumba-meu-boi nos discursos dos diários do século XIX. Simpósio de História do Maranhão Oitocentista, 2, São Luís, MA. Anais... Uema, São Luís, MA, Junho 07 a 10, 2011, p. 1-9.
COTTA, A. G.; BLANCO, P. S. Arquivologia e Patrimônio Musical. Salvador: UFBA, 2004.
LACERDA, M. B. (org.). CD 5: Paraíba e Maranhão. 1 CD (69 min). In: LACER- DA, M. B. Mário de Andrade: Missão de Pesquisas Folclóricas. São Paulo: SMC/ SESC-SP, 2006. 6 CDs.
LARUE, J. Guidelines for Style Analysis. Warren: Harmonie Park Press, 1992. 286p. 2a ed
MUKUNA, K. An Interdisciplinary study of The Ox and the Slave (Bumba-meu--boi): a satirical music drama in Brazil. Lewiston: Edwin Mellen Press, 2003.
MUSEU AFRO DIGITAL. Missão de pesquisas folclóricas de Mário de Andrade – 1938. São Luís: UFMA, 2016. Disponível em <http://www.museuafro.ufma.br/site/index.php/missao-de-pesquisas-folcloricas-de-mario-de-andrade-1938>. Acesso em 07/12/2016.
NEDER, A. O estudo cultural da música popular brasileira: dois problemas e uma contribuição. Per Musi, n. 22, p. 181-195, 2010.
NUNES, I. M. A. (org.). Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do Maranhão: Dossiê de registro. São Luís: IPHAN/MA, 2011.
O CARAPUCEIRO, Recife, p. 1-4, 11 jan. 1840.
OLIVEIRA PINTO, T. Som e Música. Questões de uma Antropologia Sonora. Revista de Antropologia, v. 44, n. 1, p. 221-286, 2001.
PADILHA, A. F. S. A construção ilusória da realidade, ressignificação e recontextualização do Bumba meu Boi do Maranhão a partir da Música. Tese de Doutorado em Música. 231f. Aveiro: Programa Doutoral do DECA/UA, 2014.
SANDRONI, C. O acervo da Missão de Pesquisas Folclóricas, 1938-2012. Debates, n. 12, p. 55-62, jun-2014.
SANTOS, J. M. S. As toadas do bumba-meu-boi: sobre enunciados de um gênero discursivo. Tese de Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa. 268f. Arara- quara: PPGLLP/UNESP, 2011.
SANTOS NETO, J. A. A Música no Bumba-meu-Boi do Maranhão. In: NUNES, I. M. A. (org). Bumba-meu-Boi: som e movimento. São Paulo: IPHAN, 2011, p. 15-99.
SESC/SP. Missão de Pesquisas Folclóricas. São Paulo: SESC/SP, 2016. Disponível em: <http://ww2.sescsp.org.br/sesc/hotsites/missao>. Acesso em 07/12/2016.
SONODA, A. V. Tecnologia de áudio na Etnomusicologia. Per Musi, n. 21, p. 74-79, 2010.
VIANA, R. N. A. O bumba-meu-boi como fenômeno estético. Tese de Doutorado em Educação. 181f. Natal: PPGE/UFRN, 2006.
WARDEN, N. Ethnomusicology’s ‘Identity’ Problem: The History and Definition of a Troubled Term in Music Research. El Oído Pensante, v. 4, n. 2, p. 1-21, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Revista NUPEART
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.