MÚSICA AO CAMPO: Uma Proposta de Educação Musical no Campo
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092515152016062Keywords:
educação do campo , educação musical , identidade camponesa , reforma agrária , protagonismo juvenilAbstract
O presente artigo trás uma analise do projeto Música ao Campo, implantado no Assentamento Taquaral, Município de Corumbá-MS. Com uma visão critica sobre conjuntura da Educação Musical na Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental e Integral Monte Azul, os caminhos interdisciplinares que a música dialoga na escola e os aspectos históricos com a proposta de Educação Popular. Lançamos um olhar sobre a identidade camponesa e a afirmação desta, numa perspectiva de rompimento de preconceitos históricos criados por uma oligarquia política e social, a organização da comunidade escolar e ações possíveis para o fortalecimento e manutenção do projeto. As experiências com diferentes formações musicais, Orquestra do Campo, Banda de Percussão Monte Azul, Camerata do Campo, duplas de música sertaneja e banda de rock (Química e os Poetas em Chamas). Um olhar sobre o processo de transição da escola de dois turnos, para o sistema integral e de que maneira este fato alterou o a didática do ensino musical.
Downloads
References
BRASIL. Lei nº 4504, de 30 de novembro de 1964. Estatuto da Terra. Brasilia.
BREDA, Laura Thumé. Estudo dos Impactos do Valor Recuperável de Ativos na Contabilidade de Empresas Siderúrgicas: O Caso da Crise nos Mercados Finan- ceiros em 2008. 2008. 80 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Ufrgs, Porto Alegre, 2008.
CARVALHO, Raquel Alves de. Identidade e Cultura dos Povos do Campo: entre preconceitos e resistências, qual o papel da educação? Curitiba: Appris, 2016.
CASTRO, Elisa Guaraná de. Os jovens estão indo embora: juventude rural e a construção de um ator político. Rio de Janeiro: Edur, 2009.
COELHO, Fabiano. É preciso fazer mística: o forjar de uma identidade coletiva sem terra. Dimensões, Vitória, v. 26, p. 325-349, 2011.
FREIRE, Paulo. Política e Educação. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
LAZZARIN, Luiz Fernando. A dimensão multicultural da nova filosofia da edu- cação musical. Abem, Porto Alegre, v. 14, p. 125-131, 2006.
MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz. Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: Ibpex, 2011.
MOREIRA, Jairto Saraiva. Professores do Assentamento Taquaral: A trajetória de luta pela terra e educação. 2010. 133 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestra- do em Educação, UCDB, Campo Grande, 2010.
MUNARIN, Antônio; SHMIDIT, Wilson; PEIXER, Zilma Isabel. Educação do Campo: Políticas e Práticas em Santa Catarina. São Paulo: Outras Expressões, 2016
QUEIROZ, Luiz Ricardo da Silva. Música na escola: aspectos históricos da legis- lação nacional e perspectivas atuais a partir da Lei 11.769/2008. ABEM, Londri- na, v. 20, n. 29, p. 23-38, 2008.
SOUZA, Jussamara. Aprender e ensinar música no cotidiano. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.