MODUS VIVENDI o Treatise de Cornelius Cardew

Authors

  • Gabriel Francisco Barboza Lemos Unesp - Instituto de Artes

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092516162016049

Keywords:

notação gráfica, cornelius crew, música como linguagem

Abstract

O presente artigo visa especular acerca da indeterminação na poética de Cornelius Cardew (1936-1981), mapeando e levantando materiais teóricos que contribuam para a elaboração de possíveis vias interpretativas - através de uma abordagem da música como linguagem - do trabalho de composição realizado na década de 1960 pelo compositor. Para tanto, foi restringido o objetivo do texto a um estudo de caso de Treatise (1963-67), peça representativa das experimentações entre as pesquisas composicionais e suas soluções gráficas na obra de Cardew. A pesquisa também tangencia teorias da linguagem e da estética para sustentar os limites definidos para a análise, que se divide em dois momentos: a) Breve levantamento histórico do desenvolvimento das soluções gráficas para notações musicais não tradicionais no século XX, contextualizando historicamente a peça como parte integrante do debate sobre a notação; b) Delinear pontos de relação entre a poética de Cardew e a leitura da música como fenômeno de linguagem socialmente compartilhado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Gabriel Francisco Barboza Lemos, Unesp - Instituto de Artes

Departamento de Música do Instituto de Artes - UNESP, Musicologia e Estética.

References

BARTHES, Roland. Elementos da Semiologia. São Paulo: Editora Cultrix, 1984.

BENJAMIN, Walter. Escritos sobre mito e linguagem. São Paulo: Editora 34, 2013.

BOUSSEUR, Jean-Yves. Do Som ao Sinal: História da notação musical. Curitiba: Editora UFPR, 2014.

CARDEW, Cornelius. Treatise. Londres: Peters Edition, 1970. 1 partitura (193 p.). Formação livre.

CARDEW, Cornelius. Cornelius Cardew: A Reader. Harlow, Essex: Copula, 2006.

DE BONIS, Maurício. Tabulae scriptae: a metalinguagem e as trajetórias de Hen- ri Pousseur e Willy Corrêa de Oliveira. São Paulo: USP, 2012. Tese (Doutorado) – Programa de Pós Graduação em Musicologia, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, SP, 2012.

ECO, Umberto. Formas Do Conteúdo. São Paulo: Perspectiva, 1973.

ECO, Umberto. A Obra Aberta. São Paulo: Perspectiva, 2013.

JAKOBSON, R. Lingüística e comunicação. Trad. Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. 13a ed. São Paulo: Cultrix, 1969.

KANDINSKY, Wassily. Ponto e linha sobre plano. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

NYMAN, Michael. Experimental Music: Cage and beyond. Nova Iorque: Schir- mer Books, 1974.

OLIVEIRA, W. C. De. Beethoven: proprietário de um cérebro. São Paulo: Perspectiva, 1978.

SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da Composição. Tradução: Eduardo Seincman, 3a edição. São Paulo: Editora Edusp, 2012.

POUSSEUR, Henri. Apoteose de Rameau e outros ensaios. São Paulo: Editora Unesp, 2008.

TILBURY, John. Cornelius Cardew (1936-1981): a life unfinished. Essex: Copula, 2008.

VARELA, Daniel. A Question of Language: Frederic Rzewski in Conversation about Cornelius Cardew . Online Journal of Experimental Music Studies, 2004. Disponível em: http://www.users.waitrose.com/~chobbs/varelarzewski.html. Acessado em 20/07/2016.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. São Paulo: Edusp, 2010.

Published

2017-09-16

How to Cite

LEMOS, Gabriel Francisco Barboza. MODUS VIVENDI o Treatise de Cornelius Cardew. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 49–66, 2017. DOI: 10.5965/2358092516162016049. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/8670. Acesso em: 22 nov. 2024.