O audiovisual como ferramenta pedagógica e produção artística no contexto de uma licenciatura em Educação do Campo
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092515152016016Keywords:
arte , ensino, pedagogia da alternânciaAbstract
Neste artigo, descrevemos os processos, apresentamos resultados e traçamos uma análise sobre a produção de material audiovisual usado como ferramenta pedagógica na disciplina Seminário Integrador II, em uma turma do curso de Licenciatura em Educação do Campo: Linguagens e Códigos – Artes Visuais e Música, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Tocantinópolis. Para situar o leitor, fazemos um breve histórico e apresentamos os conceitos de Educação do Campo e de Pedagogia da Alternância que juntas formam a base pedagógica do curso. Essa experiência resultou na produção de 20 audiovisuais produzidos pelos alunos, os quais compuseram a I Mostra de Vídeos de 1 Minuto realizada no campus de Tocantinópolis no ano de 2015. Os resultados também mostraram que essa proposta de atividade serviu como um importante mediador de aprendizado, imbricando conteúdos, processos criativos e produção artística num mesmo objeto.
Palavras-chave: Arte; Ensino; Pedagogia da Alternância.
Downloads
References
ARROYO, M. G. A Educação Básica e o Movimento Social do Campo. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (Org.). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, p. 67-86, 2011.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, p. 261-335, 2006.
BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htm> Acesso em: 19 fev. 2016a.
BRASIL. Ministério da Educação. Edital de Seleção nº 02/2012 - SESU/SETEC/SECADI/MEC de 31 de agosto de 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_downlo-ad&gid=13300&Itemid=>. Acesso em: 19 fev. 2016b.
BRASIL. Ministério da Educação. Oficina de produção de vídeos. Brasí-lia: TV Escola. Disponível em: <http://curtahistorias.mec.gov.br/images/pdf/dicas_producao_videos.pdf> Acesso em: 18 fev. 2016c.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 58 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2014.
FRIGOTTO, G. Projeto societário contra-hegemônico e educação do campo: desafios de conteúdo, método e forma. In: MUNARIM, A. et al. Educação do Campo: reflexões e perspectivas. Florianópolis: Insular, 2010.
GIMONET, J.-C. Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Petrópolis: Vozes; Paris: AIMFR, 2007.
MUNARIM, A. Educação do campo e políticas públicas: controvérsias teóricas e políticas. MUNARIM, A. et al. Educação do Campo: Políticas públicas, territorialidades e práticas pedagógicas. Florianópolis: Insular, p. 21-38, 2011.
NOSELLA, P. Origens da Pedagogia da Alternância no Brasil. Vitória: EDUFES, 2014.
RIBEIRO, M. Pedagogia da Alternância na educação rural/do campo: projetos em disputa. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.34, n.1, p. 27-45, jan./abr. 2008.
SILVA, C.; ANDRADE, K. S.; MOREIRA, F. A retextualização no gênero Caderno da Realidade na Pedagogia da Alternância. Acta Scientiarum - Language and Culture, Maringá, v. 37, n. 4, p. 359-369, out-dez, 2015.
UFT. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Linguagens e Códigos Artes e Música. Tocantinópolis: s/n, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.