MÚSICA E MODA: Correlação com adolescência

Authors

  • Laís de Faria Ewald FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092515152016094

Keywords:

arte-ensino , corpo , dança

Abstract

Este artigo investiga a relação entre música e moda, e se há influência nas formações grupais dos adolescentes. Pretende-se compreender porque, principalmente na adolescência, essa relação é tão forte e quais as motivações que o adolescente tem ao ouvir determinado gênero musical e querer vestir-se conforme os ícones musicais que o representam. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, em que foi aplicado um questionário com alunos de um 8º ano, e foram realizadas observações com esse mesmo grupo a fim de perceber o relacionamento da turma com música e moda. Constatou-se que a relação entre as duas áreas se constrói tendo como base a afetividade humana, principalmente durante a fase da adolescência. É nesse sentido que música e moda se relacionam, pois como a música desperta no indivíduo sua afetividade, ele deseja explicitá-la de alguma forma e encontra na moda um jeito de demonstrar sua individualidade e gosto musical.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Laís de Faria Ewald, FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau

Professora da Rede Municipal de Ensino de Indaial e violista na OCI - Orquestra de Câmara de Indaial.

References

ALENCAR, Cristian Guilherme Valeski de. Por que me comporto assim? Transformações cerebrais na adolescência. Revista Eletrônica Teses e Dissertações, Curitiba, Vol.1, No 3, 2009. Disponível em: <http://revista.unibrasil.com.br/index.php/retdu/article/viewFile/74/104> Acesso em: 09 de Jan. de 2015.

BAUMAN, Zygmunt. Sobre educação e juventude: conversas com Ricardo Mazzeo. Tradução Carlos Alberto Medeiros – Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

CASTRO, Lucia. R. Estetização do corpo: identificação e pertencimento na contemporaneidade. In: L. R. Castro (Org.), Infância e adolescência na cultura do consumo. Rio de Janeiro: Nau, 1998. Disponível em: <http://nipiac.psicologia.ufrj.br/images/stories/livros/infancia_e_adolescencia_ na_cultura_do_consumo.pdf>. Acesso em: 09 de Nov. de 2014.

FREIRE, Renata S. Moda e música: Uma relação de cumplicidade. Projeto Revista Extensão em Ação, Ano 1 – v.1, n. 1, jul./dez 2011. Disponível em: <http://www.revistaprex.ufc.br/index.php/EXTA/article/view/3/18>. Acesso em: 08 de Nov. de 2014.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. – São Paulo: Atlas, 2008.

LIPOVETSKY, Gilles. O Império do Efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. Tradução: Maria Lucia Machado – São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

LYRA, Carlos Eduardo de Sousa. O inconsciente e a consciência: da psicanálise à neurociência. Psicol. USP, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 55-73, Sept. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642007000300004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 03 Jan. 2016.

MAFFESOLI, Michel. Tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. 2. Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.– Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

MAHEIRIE, Kátia. Processo de criação no fazer musical: uma objetivação da subjetividade, a partir dos trabalhos de Sartre e Vygotsky. Revista Psicologia em Estudo, Maringá, v. 8, n. 2, p. 147-153, 2003.

QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Criação, circulação e transmissão musical: inter-relações e (re)definições a partir dos cenários tecnológico e midiático contemporâneos. Revista Música Hodie, v. 11, n. 1, p.135-150, 2011. Disponível em <https://goo.gl/QSste9> Acesso em: 04 Jan. 2016.

RIBEIRO, Rafael; FUZETO, Laís Rafael. A construção de tribos urbanas através do conceito de tipo-ideal: o consumo como possibilidade de ser. 2010. Disponível em: <http://www.uel.br/grupo-estudo/gaes/pages/arquivos/LAIS%20e%20RAFAELA%20UEM%20-%20artigo%20%20GT%2002.pdf> Acesso em: 09 de Nov. de 2014.

SOUZA, Jusamara; TORRES, Maria Cecília de Araújo. Maneiras de ouvir música: uma questão para a educação musical com jovens. Música na educação básica, Porto Alegre, v. 1, n. 1, outubro de 2009.

SVEDSEN, Lars. Moda: uma filosofia. Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges – Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

Published

2016-12-30

How to Cite

DE FARIA EWALD, Laís. MÚSICA E MODA: Correlação com adolescência. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 94–110, 2016. DOI: 10.5965/2358092515152016094. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/7363. Acesso em: 22 nov. 2024.