Reflexões sobre Arte Educação: encontro com a docência e percepções sobre a estrutura escolar
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092512122014061Keywords:
arte-educação , docência , investigaçãoAbstract
Este trabalho expõe reflexões que percorrem desde as observações até a prática docente realizada em uma escola da rede pública de ensino em Florianópolis. Os dados apresentados e a consolidação do projeto resultam de pesquisa e experiência pedagógica em Artes Visuais pela participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID (CAPES) – Artes Visuais, inicia- do em 2012, sob a coordenação da Profa. Dra. Jociele Lampert, da Universidade do Estado de Santa Catarina. É de extrema relevân- cia investigar a estrutura em que se desenvolve o ensino de Artes Visuais e as formas de combater o ensino conservador que, há mui- to tempo, não produz resultados eficazes, tampouco propicia uma transformação social a partir do sujeito crítico e criativo.
Downloads
References
BUORO, Anamelia. Olhos que pintam: a leitura de imagem e o ensino da arte. São Paulo: EDUC/FAPESP/Cortez, 2002.
FRANZ, Teresinha Sueli. Educação para compreensão crítica da arte. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2003.
FREIRE, Paulo. A pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Terra e Paz, 2001.
HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.
LAMPERT, Jociele. Estágio supervisionado: andarilhando nos caminhos das Artes Visuais. In: OLIVEIRA, Marilda Oliveira de, HERNANDEZ, Fernando (Orgs). A formação do professor e o Ensino das Artes Visuais. Santa Maria: Editora UFSM, p. 148-157, 2005.
PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício do professor. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.