Comics and Fanzines as educational-artistic constructs
DOI:
https://doi.org/10.5965/10.5965/235809252612022e2318Keywords:
Creative Practice as Research, Ephemeral art, Theater at schoolAbstract
Invited to write to Revista Profartes, to assist an understanding "for a project of living knowledge, consistent and consequent with Brazilian contemporaneity", as it was explained to me, I decided to accept knowing that I could talk about my experience as an artist and how I have been reflecting on the education when using the art of my area, specifically, poetic comics and artistic fanzines, believing that my interest would allow a text related to the magazine's proposal. Thus, I decided to write through a personal narrative that, I believe, encompasses a brief review of my past as a school student and allows an understanding of where I arrived and the reasons that guide my didactics and artistic expressiveness, also demonstrated in this text. The main bibliographic reference is from G. Andraus, E. dos Santos Neto and H. Magalhães.
Downloads
References
ANDRAUS, Gazy. A imagética na memória ou a estruturação da psique criativa infanto/juvenil por meio do panvisual. Reflexão sobre imagem e Cultura. Vol. 1. mai/jun. 2013. Suplemento do QI 121. Disponível em: https://marcadefantasia.com/revistas/ ego/outras-edicoes/ric1-10/ric1/ric1.pdf . Acesso em 12/06/2022.
ANDRAUS, Gazy. A independente escrita-imagética caótico-or- ganizacional dos fanzines: para uma leitura/feitura autoral cria- tiva e pluriforme. Trabalho apresentado ao Eixo 14 – Escritas, imagens e criação. Caderno de resumos e Programação do Congresso de leitura do Brasil (17o COLE). Campinas, julho de 2009, p. 152. Dispon.:<http://alb.org.br/arquivo-morto/edico- es_anteriores/anais17/cadernodeatividades.pdf>. Acesso em 18/12/2018.
ANDRAUS, Gazy. As Histórias em Quadrinhos como infor- mação imagética integrada ao ensino universitário. Tese de doutorado. USP: São Paulo, 2006. Disponível em: http:// www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-13112008- 182154/>. Acesso em: 10/02/2019.
ANDRAUS, Gazy. “Cursos de HQ e Zine no PROVE”. Revista PROVE
– Projeto Valorização do Educador e Melhoria da Qualidade
do Ensino. Ano 11, n. 11. São Paulo: Publicação do Grupo de Escolas Municipais - EMEFs, Nov. 2012, p. 31-34.
ANDRAUS, Gazy. Existe o Quadrinho no Vazio entre dois Quadrinhos? (ou: O Koan nas Histórias em Quadrinhos Autorais Adultas). Dissertação de Mestrado do curso de Artes Visuais do Instituto de Artes da Unesp. São Paulo, 1999. Disponível em: < https://repositorio.unesp.br/handle/11449/87003 >Acesso em: 10/06/2022.
ANDRAUS, Gazy. História em Quadrinhos, Imagética e Infância. Seção História em Quadrinhos. In: IBAC – Instituto brasilei- ro de arte e cultura. 15/11/2006. Disponível em: https://www. ibacbr.com.br/?dir=artigos&pag=013&opc=0013 . Acesso em 12/06/2022.
ANDRAUS, Gazy. História em Quadrinhos, Imagética e Infância. Seção História em Quadrinhos. In: IBAC – Instituto brasilei- ro de arte e cultura. 15/11/2006. Disponível em: https://www. ibacbr.com.br/?dir=artigos&pag=013&opc=0013 . Acesso em 12/06/2022.
ANDRAUS, Gazy. O Estatuto das Belas Artes nos Quadrinhos. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2019. Disponível em: < https:// marcadefantasia.com/livros/quiosque/belas-artes-hq/belas-ar- tes-hq.html>. Acesso em: 10/06/22.
ANDRAUS, Gazy. O Trabalho com histórias em quadrinhos no ensino universitário. In: História em Quadrinhos e Educação: formação e prática docente. In SANTOS NETO, Elydio dos; SILVA, Marta Regina Paulo da (orgs.). São Bernardo do Campo: UMESP, 2011, pp 33-55, ISBN: 978 85 7814 178 3. (capítulo de livro)
ANDRAUS, Gazy. “ZINES e ARTEZINES: A ARTE DAS PUBLICAÇÕES PARATÓPICAS”, nos Anais do 28o Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes – ANPAP com o tema “Origens”. Goiânia: Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), 2019. ISSN: 2175-8212. Comitê CPA (Poéticas Artísticas) p.2305-2322. Link direto: Disponível em: <http://anpap.org.br/anais/2019/PDF/ARTIGO/28encontro_____ ANDRAUS_Gazy_2305-2322.pdf> Acesso em 10/04/2020
MG”. capítulo do livro: Atuação docente em espaços públicos extraescolares de aprendizagem: experiências pedagógi- cas no trato da pluralidade cultural nos cursos de História e Pedagogia (UEMG Campanha). Orgs.: CARVALHO, Márcio Eurélio Rios de; ALVES, Vânia Maria Siqueira; PEREIRA, Joana Beatriz Barros. Belo Horizonte: EdUEMG, 2020. p. 44-59. Livro eletrônico. Disponível em: <https://editora.uemg.br/images/ livros-pdf/catalogo-2020/Atuacao_docente/2020_atuacao_ docente_cap3.pdf>. Acesso em: 10/06/22.
ANDRAUS, Gazy e MAGALHÃES, Henrique. Fanzines, arte- zines e biograficzines – publicações mutantes (orgs.). Série Desenrêdos, no14. e-book. Goiânia: FAV-UFG, 2021. Disponível em: <https://culturavisual.fav.ufg.br/p/6214-colecao-desen- redos>, Direto: <https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/459/o/ Desenredos_14.pdf>. Acesso em 10/07/21.
ANDRAUS, Gazy; SANTOS NETO, Elydio dos. Dos Zines aos BiograficZines: compartilhar narrativas de vida e formação com imagens, criatividade e autoria. In MUNIZ, Cellina (org.). FANZINES – Autoria, subjetividade e invenção de si. Fortaleza/CE: Editora UFC, 2010.
DE MASI, Domenico. O ócio criativo. Rio de janeiro: Sextante, 2004.
EISNER, Will. Quadrinhos e Arte Sequencial. São Paulo: Martins Fontes,1989.
GaZine. Gazy Andraus. Canal no youtube sobre fanzines, zines, biograficzines, art-zines, na arte e na educação. 2020-21.
Disponível em: <http://tesegazy.blogspot.com/p/gazine.html>
MAGALHÃES, Henrique. O que é fanzine. Ed. Brasiliense: São
Paulo, 1993.
RAMOS, Paulo. A Leitura dos Quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista NUPEART
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.