Pandemia e educação na escola pública: um relato possível e incompleto

Authors

  • Lara Tatiane Matos Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/23580925242020093

Keywords:

educação, pandemia, teatro

Abstract

My first steps as educator were taken while the world was experiencing the first pandemic of the 21st century and inserted in the realm of a nacional political and health crisis. Right on the spot, we were obliged to shift from face-to-face to virtual reality.While teaching at a Public School, I had no room to think or create new ways beyond the rigid and old established guidelines. But with the strike of the pandemic, these guidelines became useless and our school was begging for new ideas.

This disease allowed me, for the first time, to enjoy some freedom to experiment. In this work, I will expose this unpredicted reality, from the point of view of an Art and Theater teacher, and try to underline its consequences to a small public school in Florianópolis.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Lara Tatiane Matos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Teatro Pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro. Mestre em Teatro. Licenciada em Artes Cênicas. Atriz do Grupo Teatral Experiência Subterrânea. Produtora Teatral. Pesquisadora em Arte, Gênero, Política na América Latina.

 

References

HOLCK, Ana Lucia L. Entrevista: adolescência e escrita. [Entrevista concedida a] Isabel R. B. Duarte In: Acervo da Escola Brasileira de Psicanálise. Disponível em: https://www.ebp.org.br/entrevista-adolescencia-e-escrita/ acesso: 31/08/2020

FLORIANÓPOLIS. Decreto No 21.352, de 17 de março de 2020. Declara situação anormal, caracterizada como situação de emergência no município de Florianópolis, em razão da pandemia decorrente da infecção humana pelo novo Coronavírus (COVID-19), o avanço das infecções no Brasil e dá outras providências. Disponível em: shorturl.at/cltDS acesso 09/11/2020.

FLORIANÓPOLIS. Lei No 10.701, de 22 de abril de 2020. Autoriza o regime especial de atividades de aprendizagens não presenciais para a educação básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, para fins de validação da carga horária mínima anual exigida para o cumprimento do ano letivo de 2020, em consonância com a prevenção da pandemia do coronavírus (covid-19) e dá outras providências. Disponível em: shorturl.at/ilEKT acesso 09/11/2020.

FLORIANÓPOLIS. Portaria 220 de 24 de julho de 2020. Institui recesso escolar no âmbito da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, em caráter excepcional, em razão da Pandemia do

novo Coronavírus (COVID 19). Disponível em: shorturl.at/hjEGO acesso 09/11/2020.

FLORIANÓPOLIS. Decreto No 21.368, de 27 de março de 2020. Prorroga as medidas de enfrentamento ao COVID -19 e dá outras providências. Disponível em: shorturl.at/svLR7 acesso 09/11/2020.

CHAPLIN, Charles. | O Grande Ditador (The Great Dictator) - 1940 - Legendado - Vídeo. 2h. Canal Domínio Público 2017 Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pHZ46sQkzqU acesso em 12/11/2020.

CIA. ROYAL DELUXE. disponível em: http://www.royal-de-luxe.com/en/company/ acesso 11/12/2020.

ODEON CIA.TEATRAL. Espetáculo “Os Saltimbancos” - Canal Instituto Odeon. 2015 - vídeo -1h. disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WSuwCY7YPf0 acesso em 11/11/2020.

Published

2020-12-22

How to Cite

MATOS, Lara Tatiane. Pandemia e educação na escola pública: um relato possível e incompleto . Revista NUPEART, Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 93–103, 2020. DOI: 10.5965/23580925242020093. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/18615. Acesso em: 22 nov. 2024.