Bebês na arte vivida em casa: experimentando e (re) criando o cotidiano em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5965/23580925242020053Keywords:
bebês , arte, mães, pandemiaAbstract
Este artigo objetiva analisar as experiências artísticas de bebês e suas mães durante o isolamento social causado pela pandemia de COVID-19. O método realizado foi a pesquisa qualitativa com a aplicação de questionários semiestruturados respondidos por seis mães de bebês entre cinco meses e três anos de vida, via aplicativo de mensagem no celular, acompanhado de produção de vídeos, fotografias e relatos de experiências. Observamos que a vivência com a arte pelos
bebês com suas mães se dá como lazer e atividades educacionais no que o ambiente oferece, a partir dos hábitos dos
adultos e na experimentação das novidades. Nisso, com os/ as bebês refletimos que ao vivenciar as possíveis formas artísticas, o cotidiano de casa se (re) faz com suas presenças transformadoras e ações curiosas no processo sensitivo de desenvolver suas habilidades criativas. Neste estudo, percebemos que é no que já se dispõe em casa que as crianças pequenas mais entram em contanto com as artes, isso se revelou nas rotinas domésticas com suas mães e nas práticas inseridas nesses cotidianos para alegrar, educar e aprender junto.
Downloads
References
ABRAMOWICZ, Anete; LEVCOVITZ, Diana; RODRIGUES, Tatiane Cosentino. Infâncias em Educação Infantil. Revista Pro-Posições. Vol. 20, nº. 3 p. 179-197, Campinas Sept./Dec. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-73072009000300012&script=sci_arttext. Acesso em: 15 ago. 2020.
ALANEN, L. Explorations in generational analysis. In: ALANEN; MAYALL. Conceptualizing Child-Adult Relations. London, New York: Routledge/Falmer, 2001. p. 11-23.
CHANAN, Marcela. Exploração, Brincadeira e Arte: bebês em ação. Educação Infantil. Revista Direcional Educador. Edição nº 132, p. 14-17, dez. 2016. Disponível em: http://sitecommerce.com.br/pana/wp-content/uploads/2018/04/post-educ-3.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.
CUNHA, Sandra Mara da. Crianças fazendo arte: processos de criação artística e formação profissional docente para a Educação Infantil. P O I É S I S – Revista do Programa de Pósgraduação em Educação – Mestrado – Universidade do Sul de Santa Catarina. Unisul, Tubarão, v. 12, n. 21, p. 235-250, Jan/Jun2018. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/index. Acesso em: 29 jun. 2020.
GOTTLIEB, Alma. Para onde foram os bebês? Em busca de uma antropologia de bebês (e de seus cuidadores). Psicologia USP. São Paulo, julho/setembro, 2009, 20(3). p. 313-336. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642009000300002. Acesso em: 20 jun. 2020.
INFANTINO, Agnese; ZUCCOLI, Franca. A arte como ferramenta de exploração e conhecimento. Revista Eventos Pedagógicos. Educação de 0 a 3 anos em espaços de vida coletiva. v. 6, n. 3 (16.ed.), edição especial temática, p. 75-94, ago./out. 2015.
INGOLD, Tim. Trazendo as coisas de volta à vida: Emaranhados criativos num mundo de materiais. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, ano 18, n. 37, p. 25-44, jan./jun. 2012.
KAISER, Patrícia Nunes De. Arte na educação infantilinfantil: o desenvolvimento infantil e a criança produtora de cultura. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Brasília/DF, 2017.
LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.
LATOUR, B. Reassembling the social: an introduction to actor network-theory. New York: Oxford University Press, 2005.
LÓPEZ, María Emilia. A arte na primeira infância. O valor das experiências à pouca idade. In: Cultura e Primeira Infância. Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe. p. 23-25. UNESCO, jun. 2013.
NAÇÕES UNIDAS BRASIL. OMS divulga recomendações sobre uso de aparelhos eletrônicos por crianças de até 5 anos. Disponível em: https://nacoesunidas.org/oms-divulgarecomendacoes-sobre-uso-de-aparelhos-eletronicos-porcriancas-de-ate-5-anos/. Acesso em: 20 jul. 2020.
NUNES, Laísy de Lima; AQUINO, Fabíola de Sousa Braz; VILLACHAN-LYRA, Pompéia. Mãe Acha que Bebê Sente Tudo, né?: Concepções Maternas sobre Habilidades Socioemocionais e Comunicativas Infantis. Revista Psico. Porto Alegre, v. 46, n. 2, p. 243-253, abr.-jun. 2015. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico. Acesso em: 15 jul. 2020.
OLIVEIRA, Andréa. Educação Infantil: o conhecimento das artes visuais. Cursos CP. Cursos Educação Infantil. Artigos. Disponível em https://www.cpt.com.br/cursos-educacao-infantil/artigos/educacao-infantil-o-conhecimento-das-artes-visuais. Acesso em: 01 jun. 2020.
OLIVEIRA, Marcia Franco De. Representações sociais e concepções dos professores sobre arte na infância e implicações na educação infantil. Dissertação (Mestrado em Artes e Educação) Universidade Estadual Paulista. UNESP. São Paulo, 2016.
PAASCHEN, Liane Elisabeth Driemeyer. Corpo e Sentidos: uma possibilidade de ensino da arte para bebês. XIII Seminário Internacional de Educação. Escola Espaço de Sociabilidade e Cultura da Paz. 2012. Disponível em: http://www.feevale.br/site/hotsite/tpl/153/comum/arquivos/pratica_docente/corpo%20e%20sentidos%20-%20uma%20possibilidade%20de%20
ensino%20da%20arte%20para%20beb%c3%8as.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.
PIRES, Flávia Ferreira; SARAIVA, Marina Rebeca. In: Dossiê: A antropologia dos bebês e suas cuidadoras. Áltera: revista de Antropologia. PPGA - Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPB- Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, v. 1, n. 8, jan./jun. 2019. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/altera. Acesso em: 10 jun. 2020.
SALUTTO, Nazareth; NASCIMENTO, Anelise Monteiro do. Onde estão os bebês? Reflexões para sua construção conceitual a partir de um debate interdisciplinar. In: Dossiê: A antropologia dos bebês e suas cuidadoras. Áltera: revista de Antropologia. PPGA - Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPB Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, v. 1, n. 8, jan./jun. 2019. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/
altera. Acesso em: 24 jul. 2020.
TOREN, Christina. Antropologia e psicologia. Revista brasileira
de ciências sociais, Caxambu, vol. 27, n° 80, 2012.
TEBET, Gabriela de Campos; ABRAMOWICZ, Anete. Estudos de bebês: linhas e perspectivas de um campo em construção. ETD – Educação Temática Digital. Campinas, SP. V. 20 n. 4, p. 924-946, out./dez. 2018.
WINNICOTT, Donald Woods. Primeiras experiências de independência. In: WINNICOTT, D. A criança e seu mundo. Rio de Janeiro: Ed. LTC., 1982 [1964]. 6ª edição. p 189-195.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Revista NUPEART
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.