Teatro como elo entre culturas: a experiência do corpo como narrador de histórias na aldeia Jaguapiru em Dourados - MS
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092521232020102Keywords:
sistema do movimento, teatro comunidade, construção de narrativas.Abstract
É possível pensar em um teatro comunidade em que não são ouvidas as vozes dos integrantes pertencentes a este espaço? Acreditamos que não. Para se trabalhar em comunidade é preciso escolher o caminho da troca e do respeito, delineando um projeto que esteja alicerçado no reconhecimento de que ambas as partes possuem cultura e conhecimentos prévios e distintos. Partindo dessa perspectiva, o presente artigo - escrito a quatro mãos - apresenta uma reflexão sobre a oficina realizada no ano de 2019 na Aldeia Jaguapiru (Dourados/MS), com um grupo de 10 crianças entre 6 e 12 anos. A oficina fez parte da disciplina de estágio curricular supervisionado da Graduação de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. O Sistema do Movimento de Rudolf Laban como propulsor para a expressividade do corpo que narra foi a metodologia utilizada para auxiliar no compartilhamento da dramatização entre culturas distintas. Os apontamentos e as descobertas aqui expostos visam inspirar outros trabalhos em comunidade que reflitam o fazer democrático do teatro e o respeito aos sujeitos.
Downloads
References
ANDRADE, M. de. Ação dramática, movimento funcional e teoria do esforço: origens do pensamento teatral na obra de Rudolf Laban. Urdimento (UDESC), v. 11, p. 169-176, 2008.
BARBA, E; SAVARESE, N. A arte secreta do ator: Dicionário de Antropologia Teatral. Campinas, SP: Hucitec-Unicamp-Edusp, 1995.
ESSLIN, M. Uma anatomia do drama. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
COHEN, Anthony. The Symbolic Construction of Community. Londres: Routledge, 1985.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1980.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 55. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
KERSHAW, B. The Politics of Performance: Radical Theatre as Social Intervention. Londres: Routledge, 1992.
KOUDELA, I. D.; ALMEIDA JÚNIOR, J. S. de. Léxico de pedagogia do teatro. São Paulo: Perspectiva: SP Escola de Teatro, 2015.
LABAN, R. Dança Educativa Moderna. São Paulo: Ícone, 1990.
LABAN, R. Domínio do movimento. 5. ed. São Paulo: Summus, 1978.
MARQUES, I. Revisitando a dança educativa moderna de Rudolf Laban. Sala Preta, v. 2, p. 276-281, 26 nov. 2011.
NOGUEIRA, M. P. Teatro e Comunidade. In: FLORENTIONO, Adilson; TELLES, Narciso. (Org.). Cartografias do Ensino do Teatro. 1ed.Uberlândia: UDUFU, 2009, v. 1, p. 173-183.
RENGEL, L. P.; LUCENA, A. S. de. Ação corporal labaniana com respeito ao comum. In: IV encontro científico da associação nacional de pesquisadores em dança - ANDA 2015, Santa Maria/ RS. Formação em Dança, 2015. p. 1-9.
RENGEL, L. P.; OLIVEIRA, E.; GONÇALVES, C. C. S.; LUCENA, A.; SANTOS, J. F. dos. Elementos do movimento na dança. Salvador: UFBA, 2017.
TEIXEIRA, M. C. S. Pedagogia do imaginário e função imaginante: redefinindo o sentido da educação. Olhar de professor. Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 215-227, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Revista NUPEART
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.