E no asilo, tem teatro? Relatos de uma experiência com o teatro na comunidade
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092521232020224Keywords:
idosos, ensino, teatro na comunidadeAbstract
O relato em questão se ateve a articular a concepção de Teatro na Comunidade, comentando uma experiência de ensino do teatro com idosos residentes de uma instituição de longa permanência. A articulação dos conceitos permitiu observar, por meio da prática de ensino, as possíveis formas de manifestação do fazer teatral em um asilo. A experiência se refere a produção e execução de um projeto de ensino desenvolvido por graduandos em Teatro, no contexto de uma disciplina de estágio na comunidade.
Downloads
References
CARNEIRO, Ana. A Pedra Lançada no Pântano: imagens e aquisição de conceitos no ensino do teatro: imagens e aquisição de conceitos no ensino do teatro. In: TELLES, Narciso (org.). Pedagogia do Teatro: práticas contemporâneas na sala de aula. Práticas contemporâneas na sala de aula. Campinas: Papirus, 2013. p. 23-74. CREFITO-9. Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região. O que é Terapia Ocupacional? Disponível em: <https://www.crefito9.org.br/ terapia-ocupacional/o-que-e-terapia-ocupacional/164> . Acesso em: 07 de abril de 2020.
MENDONÇA, Celida Salume. Montagem em sala de aula: os princípios norteadores de um processo. In: TELLES, Narciso (org.). Pedagogia do Teatro: práticas contemporâneas na sala de aula. Práticas contemporâneas na sala de aula. Campinas: Papirus, 2013. p. 123-150.
NOGUEIRA, Marcia Pompeo. Teatro e Comunidade. In: FLORENTINO, Adilson; TELLES, Narciso (org.). Cartografias do Teatro. Uberlândia: Edufu, 2009. p. 173-183.
RIBEIRO, José Luiz. O Teatro na Terceira Idade. In: FLORENTINO, Adilson; TELLES, Narciso (org.). Cartografias do Teatro. Uberlândia: EDUFU, 2009. p. 133-143.
SCHNEIDER, Rodolfo Herberto; IRIGARAY, Tatiana Quarti. O envelhecimento na atualidade: aspectos cronológicos, biológicos, psicológicos e sociais. : aspectos cronológicos, biológicos, psicológicos e sociais. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 4, n. 25, p. 585-593, dez. 2008.
TELLES, Narciso. Pedagogia do Teatro: práticas contemporâneas na sala de aula. Práticas contemporâneas na sala de aula. Campinas: Papirus, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Revista NUPEART
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.