Processos criativos: recorte e colagem como vetores de experiência para a elaboração de novas paisagens
DOI:
https://doi.org/10.5965/23580925242020128Abstract
Este artigo objetiva analisar o processo de criação de crianças de quatro anos de idade, ao utilizarem a técnica do recorte e colagem, perfazendo uma análise comparativa do processo quando monitorado diretamente pelo professor e quando deixado acessível para as crianças criarem e imaginarem.
Por meio de recortes e da técnica da colagem, descobrem novas imagens/paisagens a partir da técnica produzida com fragmentos de imagens retiradas de mídias impressas e da memória afetiva que atravessa e constitui as crianças. Fundamenta teoricamente os estudos em Vigotski (2009), Cunha (2018) e Iavelberg (2008), para discutir o ensino da Arte para crianças. Finaliza destacando as diferentes ações que contribuem para os processos de criação para as crianças da Educação Infantil.
Downloads
References
ARAÚJO, G. C.; OLIVEIRA, A. A. Sobre Métodos de Leitura de imagem no ensino da arte contemporânea. In: Imagens da Educação. v. 3, n. 2, 2013. p. 70-76.
BARBOSA, M. N. S. Criação, imaginação e expressão da criança: caminhos e possibilidades do desenho infantil. 2018. Disponível em: <https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/mestradoeducacao/dissertacao%20Marina%20Neves%20
Silva%20Barbosa.pdf>. Acesso em: 07/04/2019.
BARBOSA, A. A. T. B. Releitura, citação, apropriação ou o que? In: BARBOSA, A. M. (org.). Arte/Educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005. p. 143-149.
CUNHA, S. M. Crianças fazendo Arte: processos de criação artística e formação profissional docente para a Educação Infantil. Unisul, Tubarão: Poiésis, v. 12, n. 21, 2018. p. 235-250, Jan/Jun. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/index. Acesso em: 29/06/2019.
IAVELBERG, R. Interações entre a arte das crianças e a produção de arte adulta. Florianópolis: ANPAP, 2008. p. 1425-1436. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2008/artigos/129.pdf. Acesso em: 30/04/2019.
KEHRWALD, I. P. Ler e escrever em artes visuais. In: NEVES, I. C. B.; et al (orgs.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 7ª. Ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006, p. 28-29.
MARTINS, Luiz Renato. Colagem: investigações em torno de uma técnica moderna. Revista ARS Arte, Crítica, História da Arte, Resenhas. São Paulo, v. 5, n. 10, 2007. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_
arttext&pid=S1678-53202007000200006>. Acesso em: 20/05/20.
OSTETTO, L. E. Educação infantil e arte: sentidos e práticas possíveis, 2011. Disponível em: <http://acervodigital.unesp.br/handle/123456789/320> Acesso em: 10/04/2018.
OSTETTO, L. E. No novelo da memória, atravessamentos do sensível: tornar-se. Revista Digital do LAV. Santa Maria: UFSM, v. 11, n. 2, 2018. p. 166-191.
VIGOTSKI, L. S. A imaginação e a Arte na Infância. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Revista NUPEART
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.