MÚSICA AO CAMPO: Uma Proposta de Educação Musical no Campo

Autores

  • Sérgio Pereira da Silva UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092515152016062

Palavras-chave:

educação do campo , educação musical , identidade camponesa , reforma agrária , protagonismo juvenil

Resumo

O presente artigo trás uma analise do projeto Música ao Campo, implantado no Assentamento Taquaral, Município de Corumbá-MS. Com uma visão critica sobre conjuntura da Educação Musical na Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental e Integral Monte Azul, os caminhos interdisciplinares que a música dialoga na escola e os aspectos históricos com a proposta de Educação Popular. Lançamos um olhar sobre a identidade camponesa e a afirmação desta, numa perspectiva de rompimento de preconceitos históricos criados por uma oligarquia política e social, a organização da comunidade escolar e ações possíveis para o fortalecimento e manutenção do projeto. As experiências com diferentes formações musicais, Orquestra do Campo, Banda de Percussão Monte Azul, Camerata do Campo, duplas de música sertaneja e banda de rock (Química e os Poetas em Chamas).  Um olhar sobre o processo de transição da escola de dois turnos, para o sistema integral e de que maneira este fato alterou o a didática do ensino musical. 

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Biografia do Autor

Sérgio Pereira da Silva, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestrando em Educação Musical, PPGMUS-CEART/UDESC.

Professor Licenciado em Música pela UFMS- Campus Campo Grande.

Atuante como professor concursado em Artes, coordenando e professorando no projeto de educação musical no Assentamento Taquaral (Música ao Campo) e na Academia Municipal de Música do Município de Corumbá-MS.

Professor oficineiro de projeto de Extensão em Arte-Educação da UFGD, para formação de licenciandos em Educação do Campo na área Música.

 

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Publicado

2016-12-30

Como Citar

DA SILVA, Sérgio Pereira. MÚSICA AO CAMPO: Uma Proposta de Educação Musical no Campo. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 62–76, 2016. DOI: 10.5965/2358092515152016062. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/8831. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê