A teoria e a prática na construção do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092511112013041Palavras-chave:
história em quadrinhos , ensino das artes visuais , narrativaResumo
Este trabalho tem o intuito de levantar questões a respeito da aplicabilidade das teorias pedagógicas na prática cotidiana da sala de aula. Por se tratar de uma análise a partir de uma experiência proposta em aulas de Artes – especificamente aulas de Teatro – para crianças de 07 a 09 anos, sua pertinência baseia-se na questão de tornar o universo artístico encantador aos alunos, sem que suas proposições se distanciem das experiências de vida das crianças. Como tornar o ensino de Artes interessante, quando o estagiário/professor se vê concorrendo com um bombardeamento midiático tão poderoso e atraente como a internet, os videogames e as redes sociais? Não cabe aqui questionar tais “requisitos” da vida sociocultural da humanidade mas sim, analisar a postura e a pertinência da figura do educador em relação às ferramentas contemporâneas utilizadas para alcançar o (dito) conhecimento. Ao final do trabalho, propomos uma ação metodológica para aulas de teatro que abarca o universo da contação de histórias infantis.Downloads
Referências
BOAL, Augusto. Jogos para Atores e Não-Atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
BORSA, Juliane Callegaro. O Papel da Escola na Socialização Infantil. Rio Grande do Sul: PUCRS, 2007.
PIAGET, Jean. O Juízo Moral na Criança. São Paulo: Summus, 1994.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.
TIBA, Içami. Disciplina, Limite na Medida Certa. 2a ed. São Paulo: Editora Gente, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.