Processo Colaborativo com Adolescentes: recortes de uma experiência de ensino do teatro em escola pública
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092510102012071Resumo
Nesse artigo analiso o processo de criação de Sol Ardente e Depois Daquela Viagem. Trata-se de uma prática de ensino do teatro, baseada em processo colaborativo, desenvolvida em 2007, com vinte e sete adolescentes, dentro do Projeto de Teatro, atividade extracurricular, da Escola Municipal Dr. Gladsen Guerra de Resende, localizada no bairro Jardim Canaã, de Uberlândia (MG). Durante o ano de 2007, procurei, enquanto professor do Projeto de Teatro, dialogar com os alunos, para saber o que queriam falar, quais os temas que julgavam importantes de serem debatidos e improvisados em aula. Era uma prática teatral feita por adolescentes e que dialogava com a realidade do bairro Canaã. Cabe destacar que esse estudo faz parte da minha dissertação de mestrado intitulada O Teatro e os Adolescentes do Canaã: Aspectos Artísticos e Comunitários, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina.
Downloads
Referências
BOY, Tânia Cristina dos Santos. Estética da existência na forma- ção do professor-artista. Revista Urdimento, n. 11. Florianópolis: UDESC/CEART, 2008.
BRAZ, Júlio Emílio. Sol ardente. São Paulo: Atual, 1987.
CARVALHO, Sérgio de (Org.). Introdução ao teatro dialético: experi- mentos da Companhia do Latão. São Paulo: Expressão popular, 2009.
FISHER, Stela Regina. Processo colaborativo: experiência de companhias teatrais brasileiras nos anos 90. Campinas: [s.n.], 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes.
GARCIA, Santiago. Teoria e prática do teatro. São Paulo: Hucitec, 1988.
NOGUEIRA, Márcia Pompeo. Teatro e comunidade. In: FLO- RENTINO, Adilson; TELLES, Narciso. Cartografias do Ensino de Teatro. Uberlândia: EDUFO, 2009. p.173-183.
POLIZZI, Valéria Piassa. Depois daquela viagem. São Paulo: Ática, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.