Processos criativos: recorte e colagem como vetores de experiência para a elaboração de novas paisagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/23580925242020128

Resumo

Este artigo objetiva analisar o processo de criação de crianças de quatro anos de idade, ao utilizarem a técnica do recorte e colagem, perfazendo uma análise comparativa do processo quando monitorado diretamente pelo professor e quando deixado acessível para as crianças criarem e imaginarem.
Por meio de recortes e da técnica da colagem, descobrem novas imagens/paisagens a partir da técnica produzida com fragmentos de imagens retiradas de mídias impressas e da memória afetiva que atravessa e constitui as crianças. Fundamenta teoricamente os estudos em Vigotski (2009), Cunha (2018) e Iavelberg (2008), para discutir o ensino da Arte para crianças. Finaliza destacando as diferentes ações que contribuem para os processos de criação para as crianças da Educação Infantil.

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Biografia do Autor

Margarete Sacht Góes, Universidade Federal do Espírito Santo

MARGARETE SACHT GÓES - Professora da Universidade Federal do Espírito Santo, no Centro de Educação. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte na Educação Infantil - GEPAEI.  Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, na linha de pesquisa Educação e Linguagens.

Felipe Lacerda, Universidade Federal do Espírito Santo

Estudante de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

GÓES, Margarete Sacht; LACERDA, Felipe. Processos criativos: recorte e colagem como vetores de experiência para a elaboração de novas paisagens. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 24, n. 2, p. 128–149, 2020. DOI: 10.5965/23580925242020128. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/17445. Acesso em: 5 nov. 2024.