Educação musical no Instituto Reciclando Sons

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092519192018184

Palavras-chave:

Instituto Reciclando Sons, Educação musical, Inclusão social

Resumo

O presente trabalho constitui de relatos de experiência que apresentam os dados de estruturação e organização de uma organização da sociedade civil, a partir do ponto de vista da gestão instituição. O trabalho busca demonstrar a importância da educação musical inclusiva na contemporaneidade para a formação da pessoa e a construção da cidadania, tendo como referência o Programa Educacional do Instituto Reciclando Sons (IRS). A metodologia qualitativa será um delineamento do estudo de caso de uma organização partindo do ponto de vista da administração da instituição. Os resultados são uma interlocução entre os fatores sociais e os fatores de formação na estruturação de um programa de educação musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Pacheco Carvalho, UNIVERSIDADES DE BRASÍLIA- INSTITUTO RECICLANDO SONS

Rejane Pacheco de Carvalho- Fundadora e presidente do Instituto Reciclando Sons, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP),musicista, formada pela Escola de Música de Brasília, e pedagoga, pela Universidade Católica de Brasília (UCB), mestranda em Educação Musical pela Universidade de Brasília realizou cursos de aperfeiçoamento e regência coral, orquestral e banda na George Washington University-DC, na Escola de Música de Brasília e durante o Festival de Música de Ourinhos-SP.

Referências

GORDON, Edwin. Learning Sequences in Music: Skill, Content, and Patterns. Chicago: G.I.A. Publications, 1997.

KLEBER, Magali. A Prática de Educação Musical em ONGs: dois estudos de caso no contexto urbano brasileiro Programa de Pós- Graduação em Música. Tese (Doutorado em Música) - Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.

LARROSA. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação 27, recebido em novembro de 2001, aprovado em janeiro de 2002.

MCADMS. The Psychology of Life Stories. Northwestern University 2115 North Campus Drive, Evanston, Illinois 60208, 2001.

QUEIROZ. Educação musical é cultura nuances para interpretar e (re)pensar a práxis educativo-musical no século XXI. UNIRIO, n. 18, p.163-191, maio, 2017.

SOUZA, J. Educação musical e práticas sociais. Revista da ABEM, Porto Alegre, nº 10, p. 0711, 2004.

YIN. Case Study Research_ Design and Methods. Series Editors LEONARD BECKMAN, Peabody College, Vanderbilt University, Nashville, 2012.

Downloads

Publicado

2018-10-20

Como Citar

CARVALHO, Rejane Pacheco. Educação musical no Instituto Reciclando Sons. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 184–195, 2018. DOI: 10.5965/2358092519192018184. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/13074. Acesso em: 22 nov. 2024.