Educação musical no Instituto Reciclando Sons
DOI:
https://doi.org/10.5965/2358092519192018184Palavras-chave:
Instituto Reciclando Sons, Educação musical, Inclusão socialResumo
O presente trabalho constitui de relatos de experiência que apresentam os dados de estruturação e organização de uma organização da sociedade civil, a partir do ponto de vista da gestão instituição. O trabalho busca demonstrar a importância da educação musical inclusiva na contemporaneidade para a formação da pessoa e a construção da cidadania, tendo como referência o Programa Educacional do Instituto Reciclando Sons (IRS). A metodologia qualitativa será um delineamento do estudo de caso de uma organização partindo do ponto de vista da administração da instituição. Os resultados são uma interlocução entre os fatores sociais e os fatores de formação na estruturação de um programa de educação musical.
Downloads
Referências
GORDON, Edwin. Learning Sequences in Music: Skill, Content, and Patterns. Chicago: G.I.A. Publications, 1997.
KLEBER, Magali. A Prática de Educação Musical em ONGs: dois estudos de caso no contexto urbano brasileiro Programa de Pós- Graduação em Música. Tese (Doutorado em Música) - Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.
LARROSA. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação 27, recebido em novembro de 2001, aprovado em janeiro de 2002.
MCADMS. The Psychology of Life Stories. Northwestern University 2115 North Campus Drive, Evanston, Illinois 60208, 2001.
QUEIROZ. Educação musical é cultura nuances para interpretar e (re)pensar a práxis educativo-musical no século XXI. UNIRIO, n. 18, p.163-191, maio, 2017.
SOUZA, J. Educação musical e práticas sociais. Revista da ABEM, Porto Alegre, nº 10, p. 0711, 2004.
YIN. Case Study Research_ Design and Methods. Series Editors LEONARD BECKMAN, Peabody College, Vanderbilt University, Nashville, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista NUPEART
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem os direitos sobre suas obras a Revista NUPEART para a publicação dos originais baixo uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.