Migrantes: teatro de sombras como ferramenta de reflexão, inclusão e diálogo intercultural
DOI:
https://doi.org/10.5965/2595034701312025115Palavras-chave:
teatro de sombras brasileiro, migração, inclusão, diálogo interculturalResumo
Este artigo apresenta um relato de experiência da montagem cênica de um espetáculo de teatro de sombras que aborda a temática da migração e a crise global contemporânea. A produção foi realizada pela Voeverá Companhia de Teatro de Chapecó (SC), sob a direção de Alexandre Fávero, da Cia Teatro Lumbra (RS). O estudo detalha o processo criativo e colaborativo, desde a concepção da ideia até a materialização do espetáculo, explorando as potencialidades expressivas do teatro de sombras para sensibilizar o público sobre a complexidade e urgência das questões migratórias. A análise enfoca as escolhas estéticas e narrativas, a interação entre os artistas das diferentes companhias e os desafios e aprendizados decorrentes da experiência de montagem. Através da descrição minuciosa do processo, o artigo busca contribuir para a reflexão sobre o papel do teatro como ferramenta de engajamento social e para a compreensão das dinâmicas da criação cênica colaborativa no contexto do teatro de grupo.
Downloads
Referências
FÁVERO, Alexandre. Dramaturgias da sombra. In: Móin-Móin: Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas. Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, ano 8, nº 9, 2012.
Missão Scalabrini: Pastoral do Migrante de Santa Catarina. Florianópolis/SC. Link: https://missaoscalabrini.com.br/ Consultado em: 18/05/2025.
OBMIGRA - Portal de Imigração Laboral: Relatórios Anuais (2015 - 2024). Disponível no Link: https://portaldeimigracao.mj.gov.br/pt/dados?id=401176. Consultado em 18/05/2025.
Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM). São Paulo/SP. Link: https://spmnacional.org.br/ Consultado em: 18/05/2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Móin-Móin.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Móin-Móin reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.