Teatro Lambe-Lambe: uma imersão no mundo miúdo do imaginário
DOI:
https://doi.org/10.5965/2595034702302024051Palavras-chave:
Teatro de Animação, Teatro de Formas Animadas, Teatro Lambe-Lambe, Teatro de Rua, TranseunteResumo
Este trabalho aborda o teatro de formas animadas, mais especificamente o Teatro Lambe-Lambe, adentrando no mundo desta recente linguagem da animação. A pesquisa traz uma breve contextualização histórica sobre os antecedentes da animação e os dispositivos ópticos. Aborda, também, o surgimento dos fotógrafos ambulantes, a origem do Teatro Lambe-Lambe, seus 35 anos de existência e sua relação com a rua.
Downloads
Referências
ARRUDA, Kátia. O menor espetáculo do mundo. In: BELTRAME, Valmor Nini (Org.). Teatro de Bonecos: distintos olhares sobre teoria e prática. Florianópolis: UDESC, 2008, p.131-142.
BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
COBRA SILVA, Pedro Luiz. O Teatro Lambe-Lambe: sua história e poesia do pequeno. F. 52. Dissertação (Master Artes – Teoria e práticas do teatro contemporâneo) – Université Charles de Gaulle – Lille 3, Lille, França, 2017.
GORGATI, Roberto. O Teatro Lambe-Lambe e as narrativas da distância. Móin- Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas. nº 08, Jaraguá do Sul, 2011.
LAZZARI, Fabiana de Oliveira. Da Prática Pedagógica à Atuação no Teatro de Sombras: um caminho na busca do corpo-sombra. Tese apresentada ao Programa de Pós Graduação em Teatro do Centro de Artes - CEART, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, como requisito para obtenção do título de Doutora em Teatro. Florianópolis / SC,2018.
MANNONI, Laurent. A grande arte da luz e da sombra: arqueologia do cinema. São Paulo: Editora SENAC; São Paulo: UNESP, 2003.
SADOUL, Georges. História do cinema mundial: das origens a nossos dias. São Paulo, Vol. 1. Ed. Martins, Tradução de Roberta Baarni, 1963.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Móin-Móin.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Móin-Móin reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.