Patafísica do Apartheid

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/259503470128202302097

Palavras-chave:

Apartheid, África do Sul, Patafísica, Ubu

Resumo

Neste artigo, é estabelecida uma conexão entre o espetáculo “Ubu e a Comissão da Verdade” e o contexto histórico do Apartheid na África do Sul. Destaca-se como a peça aborda de forma crítica os eventos do período desse regime, explorando temas relacionados à verdade, injustiça e opressão. Além disso, é discutido o trabalho original de Alfred Jarry e sua filosofia patafísica, que serve como base para a estética e o tema escolhido pelo projeto teatral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Monteiro, Universidade Federal de São Paulo

Doutorando em linguagens e saberes em contexto formativo pela UNIFESP, bacharel e mestre em processos e procedimentos artístico pelo Instituto de artes da UNESP, André Monteiro, também conhecido como Pato, já realizou diversas exposições individuais e coletivas. Pertencente ao movimento de arte urbana paulistana já apresentou seus trabalhos nas principais galerias deste seguimento na cidade; destaque para exposições individuais: Alegorias na Galeria Choque Cultural, Expo Patológico na Galeria A7ma, Escopofilia na Galeria Alma da rua, Metanóia na Blaze Galeria e as exposições coletivas nas galerias OContemporary no Reino Unido, Galeria da embaixada brasileira no Reino Unido, MUBE, entre outras. Se expressa com diversas técnicas artísticas: esculturas, fotografia, serigrafia, desenho, pintura, graffiti e animação. Em todos estes meios está presente seu estilo pessoal que compõe um universo repleto de alegorias, fantasia, humor e provocações. Sua pesquisa se estende para aparatos do chamado pré-cinema, resgatando a construção do movimento da imagem. Teatro de sombras, geringonças cinéticas, lentes de aumento, entre outros, apresentam ao público recursos expressivos dinâmicos físicos contrapondo-se aos atuais meios digitais que cada vez mais nos distância do processo concreto da formação da imagem.

Referências

CARVALHO, Márcio Marques. Deleuze, Jarry e a Patafísica. Tese de (Mestrado em Filosofia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2023.

JARRY, Alfred. Ubu Rei. São Paulo: Peixoto Neto, 2007.

JARRY, Alfred. Artimanhas e opiniões do Dr. Faustroll, Patafísico. Tradução de Guilherme Trucco. São Paulo: PerSe, 2015.

PEREIRA, Francisco José. Apartheid – O horror branco na África do Sul. São Paulo: Brasiliense, 1989.

STANCIU, Carmem. Teatro baseado em imagem: uma nova pedagogia para um teatro “novo”. In Móin-Móin N.21 - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas - Formação no Teatro de Animação contemporâneo: encenação e processos de criação. Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, 2019.

TAYLOR, Jane. Ubu e a Comissão da Verdade. Cidade do Cabo: University of Cape Town Press, 2007.

Downloads

Publicado

2023-10-27

Como Citar

MONTEIRO, André. Patafísica do Apartheid. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 28, p. 97–111, 2023. DOI: 10.5965/259503470128202302097. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/23846. Acesso em: 27 abr. 2024.