Ânima: uma introdução ao teatro de bonecos com aulas online
DOI:
https://doi.org/10.5965/2595034701242021153Palavras-chave:
Teatro de bonecos, Formação de ator/animador, Aulas online/síncronas, Pedagogia do TeatroResumo
Este texto é um relato de experiência, como estudante, no curso de formação “Ânima: uma introdução ao Teatro de Bonecos” realizado entre os meses de outubro e novembro de 2020 com aulas online. O processo de formação do ator/animador, ou seja, aquele que proporciona a ideia de ânima, ou vida, a um objeto inanimado, pode ser permeado de nuances que variam desde as possibilidades para a confecção do boneco às técnicas utilizadas para dar ânima, ou vida, ao boneco. O objetivo deste relato será refletir sobre o processo de formação para Teatro de Bonecos com aulas online, onde cada estudante precisa de um computador, celular ou tablet para assistir as aulas em casa de forma síncrona, em tempo real e participar das atividades práticas e teóricas. O curso foi desenvolvido na plataforma ZOOM as segundas-feiras e quartas-feiras, das 18h às 20h [horário de Brasília]. Participaram como cursistas pessoas de estados diferentes do Brasil e do exterior. Como resultado, foi apresentado um exercício cênico para convidados por meio da plataforma ZOOM.
Downloads
Referências
ADAM, Marthe. Boneco e atuação de ator: uma reflexão. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, [S. l.], v. 2, n. 14, p. 144-154, 2018. DOI: 10.5965/2595034702142015144. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034702142015144 Acesso em: 25 abr. 2021.
AMARAL, Ana Maria. Teatro de Formas Animadas: Máscaras, Bonecos, Objetos. 3ª ed. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.
DELLA COSTA, Rossana Perdomini. O Teatro de Formas Animadas na Formação de Professores: uma proposta pedagógica a partir da Ubermarionnette. Tese de Doutorado em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul em cotutela com a Université Paris Nanterre. Porto Alegre, Nanterre. 2018.
RIGO, Natália Schleder. Teatro de Animação em Língua de Sinais (TALS): possibilidades de tradução-animação de bonecos em Libras. Tese de Dourado. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET). Universidade Federal de Santa Caratina. Florianópolis, 2020.
WASZKIEL, Halina. Teatro de Formas Animadas. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, [S. l.], v. 2, n. 21, p. 208-221, 2019. DOI: 10.5965/2595034702212019208. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034702212019208 Acesso em: 19 abr. 2021.
RAMÍREZ, José Diego. Manipular la luz. Fantoche. 2007, número 1. Disponível em http://www.unima.es/?p=53. Acesso 20 abr. 2021.
RODRIGUES, E. S. Teatro de animação na escola: procedimentos e reflexões. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, [S. l.], v. 1, n. 20, p. 123-152, 2019. DOI: 10.5965/2595034701202019123. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701202019123 Acesso em: 30 maio. 2021.
DUARTE, Luísa. “O Custo Zero numa abordagem duchampiana Panaceia da Ideia no processo de criação artística Oficina de Artes 2018.” Revista Matéria-Prima. ISSN 2182-9756 e-ISSN 2182-9829. Vol. 7 (1): 151-161, 2019. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/38572/2/ULFBA_MP_v7_iss1_p151-161.pdf Acesso, 18.jul.2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Móin-Móin.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Móin-Móin reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.