Ânima: uma introdução ao teatro de bonecos com aulas online

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701242021153

Palavras-chave:

Teatro de bonecos, Formação de ator/animador, Aulas online/síncronas, Pedagogia do Teatro

Resumo

Este texto é um relato de experiência, como estudante, no curso de formação “Ânima: uma introdução ao Teatro de Bonecos” realizado entre os meses de outubro e novembro de 2020 com aulas online. O processo de formação do ator/animador, ou seja, aquele que proporciona a ideia de ânima, ou vida, a um objeto inanimado, pode ser permeado de nuances que variam desde as possibilidades para a confecção do boneco às técnicas utilizadas para dar ânima, ou vida, ao boneco. O objetivo deste relato será refletir sobre o processo de formação para Teatro de Bonecos com aulas online, onde cada estudante precisa de um computador, celular ou tablet para assistir as aulas em casa de forma síncrona, em tempo real e participar das atividades práticas e teóricas. O curso foi desenvolvido na plataforma ZOOM as segundas-feiras e quartas-feiras, das 18h às 20h [horário de Brasília]. Participaram como cursistas pessoas de estados diferentes do Brasil e do exterior. Como resultado, foi apresentado um exercício cênico para convidados por meio da plataforma ZOOM.

Biografia do Autor

Jailson Carvalho, Universidade de Brasília - UnB

Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília, Mestre em Artes pela Universidade de Brasília, graduado em Licenciatura Plena em Artes Cênicas (FADM/2005) e em Bacharelado em Interpretação Teatral (FADM/2005). Especialista em Metodologia do Ensino das Artes (UNINTER) , Gestão Escolar (UnB), Educação em Direitos Humanos (UFPR), Mídias na Educação (UFOP), Planejamento Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF), Coordenação Pedagógica (UnB) e Ensino de Artes: técnicas e procedimentos (UCAM). Atualmente é professor de Artes Cênicas na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, Teatro de Formas Animadas, Educação e Tecnologia

Referências

ADAM, Marthe. Boneco e atuação de ator: uma reflexão. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, [S. l.], v. 2, n. 14, p. 144-154, 2018. DOI: 10.5965/2595034702142015144. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034702142015144 Acesso em: 25 abr. 2021.

AMARAL, Ana Maria. Teatro de Formas Animadas: Máscaras, Bonecos, Objetos. 3ª ed. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.

DELLA COSTA, Rossana Perdomini. O Teatro de Formas Animadas na Formação de Professores: uma proposta pedagógica a partir da Ubermarionnette. Tese de Doutorado em Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul em cotutela com a Université Paris Nanterre. Porto Alegre, Nanterre. 2018.

RIGO, Natália Schleder. Teatro de Animação em Língua de Sinais (TALS): possibilidades de tradução-animação de bonecos em Libras. Tese de Dourado. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET). Universidade Federal de Santa Caratina. Florianópolis, 2020.

WASZKIEL, Halina. Teatro de Formas Animadas. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, [S. l.], v. 2, n. 21, p. 208-221, 2019. DOI: 10.5965/2595034702212019208. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034702212019208 Acesso em: 19 abr. 2021.

RAMÍREZ, José Diego. Manipular la luz. Fantoche. 2007, número 1. Disponível em http://www.unima.es/?p=53. Acesso 20 abr. 2021.

RODRIGUES, E. S. Teatro de animação na escola: procedimentos e reflexões. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, [S. l.], v. 1, n. 20, p. 123-152, 2019. DOI: 10.5965/2595034701202019123. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701202019123 Acesso em: 30 maio. 2021.

DUARTE, Luísa. “O Custo Zero numa abordagem duchampiana Panaceia da Ideia no processo de criação artística Oficina de Artes 2018.” Revista Matéria-Prima. ISSN 2182-9756 e-ISSN 2182-9829. Vol. 7 (1): 151-161, 2019. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/38572/2/ULFBA_MP_v7_iss1_p151-161.pdf Acesso, 18.jul.2021.

Downloads

Publicado

2021-08-17

Como Citar

CARVALHO, J. Ânima: uma introdução ao teatro de bonecos com aulas online. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 24, p. 153 - 167, 2021. DOI: 10.5965/2595034701242021153. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/20305. Acesso em: 20 out. 2021.