A presença das máscaras no ritual de iniciação feminina do povo Tikuna
DOI:
https://doi.org/10.5965/2595034702232020112Palavras-chave:
Feminino, máscara, ritual, saberes ameríndiosResumo
Neste artigo será abordada a pesquisa sobre as máscaras da etnia ameríndia Tikuna, localizados na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Trata-se de uma pesquisa teórico-prática, tendo como metodologia a pesquisa autoetnográfica, onde o olhar da artista se evidencia. Assim, a partir de minha convivência com os Tikuna, na aldeia (Nossa Senhora de Nazaré, AM) e em contexto urbano (no Parque das Tribos em Manaus) trarei um pouco sobre esse universo das máscaras que fazem parte do principal ritual Tikuna, de iniciação feminina Worecü, A Festa da Moça Nova, que acontece quando a menina Tikuna tem sua menarca.
Downloads
Referências
AMARAL, Ana Maria. Teatro de Formas Animadas: máscaras, bonecos, objetos. São Paulo: Edusp, 2011.
BORDIN, Vanessa Benites. O jogo do bufão como ferramenta para o artivista. Dissertação (mestrado) Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2013.
FAULHABER, Priscila. O ritual e seus duplos: fronteira, ritual e papel das máscaras na festa da moça nova ticuna. In: Boletín de Antropología de la Universidad de Antioquia, vol. 21, n. 38, p. 86-103. 2007.
LOPES, Elisabeth Silva. Ainda é tempo de bufões. Tese (doutorado) Programa de Pósgraduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2001.
MATAREZIO FILHO, Edson Tosta. A Festa da Moça Nova: ritual de iniciação feminina dos índios Ticuna. Tese (doutorado) Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
ONDINO, Tikuna. Entrevista concedida pessoalmente a Vanessa Bordin. Novembro de 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Móin-Móin.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Móin-Móin reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.