Teatro de Formas Animadas

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DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034702212019208

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre os termos “animant” e “forma
animada”. O animant indica qualquer objeto, material ou imaterial (exemplo: uma sombra), que é submetido por um artista ao processo de animação. Pode ser útil em nossas discussões contemporâneas. O termo “forma animada” é usado muito frequentemente, mas não é preciso. Ele se tornou perigosamente espaçoso. Está vindo a indicar todas as ações cênicas do ator. Essencialmente, para que a “animação” ocorra, deve-se referir a algo que não está vivo em si mesmo, e assim - independentemente da convenção de sua aplicação - certamente isso não se refere a seres humanos. Um ator no palco é inquestionavelmente uma criatura viva, então ele/ela não é uma “forma animada”. Se o teatro de bonecos quer marchar na vanguarda artística ao invés de se arrastar atrás com os epígonos, deve-se focar no problema que constitui sua essência e sua maior virtude: na arte da animação e no fenômeno do animant. A mensagem mais importante é que o teatro de formas animadas transmite aos espectadores se liga ao problema do limite entre vivo e morto, animado e inanimado - e se animado, então por que, como e por onde. O milagre da animação é uma cura para o nosso antropocentrismo e egoísmo. Na condição, é claro, que nós somos capazes de emprestar um pedaço da nossa própria vida para um objeto inventado, algo que em si mesmo não tem vida: para um boneco.

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Biografia do Autor

Halina Waszkiel, Academia de Teatro de Varsóvia (Varsóvia/Polônia)

Doutora, historiadora, crítica, professora na Academia de Teatro de Varsóvia. Já atuou na Universidade de Varsóvia, no Museu Nacional e no Museu do Teatro de Varsóvia. Especializou-se em teatro polonês e de bonecos do século XIX e dramaturgia. Publicou a monografia A dramaturgia do teatro polonês de marionetes, Os anos difíceis. Teatro de Varsóvia 1815-1868 e muitos artigos sobre teatro de bonecos e atores. 

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

WASZKIEL, Halina. Teatro de Formas Animadas. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 21, p. 208–221, 2019. DOI: 10.5965/2595034702212019208. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034702212019208. Acesso em: 12 nov. 2024.