O processo criativo da encenação "Brosogó, Militão e o Diabo": Uma proposta de metodologia do ensino de teatro para a criação de montagem cênica com discentes
DOI:
https://doi.org/10.5965/2595034701202019068Resumo
Este texto busca compreender o processo criativo como uma metodologia do ensino de teatro, pois inúmeras metodologias se somam durante uma montagem cênica, como os jogos teatrais, os jogos dramáticos, a improvisação. Dessa forma, a proposta deste trabalho é entender o processo criativo a partir da encenação Brosogó, Militão e o Diabo, realizada com os discentes do curso de teatro da Universidade Federal da Bahia, apresentando os princípios que foram importantes e característicos para a montagem de uma encenação. Por este viés, o texto apresenta as fases de como cada ação foi desenvolvida, desde a escolha da concepção a partir da Commedia dell’arte; o como pensar a encenação a partir da produção teatral; além de fazer com que os discentes experimentassem as diferentes funções que concernem ao processo criativo de uma montagem cênica. Por isso, este trabalho dá pistas de como montagens cênicas podem ser criadas no ensino superior, no ensino regular ou no ensino não formal.
Palavras-chave: Processo criativo. Encenação. Commedia Dell’arte. Montagem cênica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Móin-Móin.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Móin-Móin reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.