Antropofagia e hibridismo no teatro de animação brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5965/2595034701072010058Resumo
Este texto objetiva apontar características antropofágicas e híbridas (referenciadas em conceitos de Oswald de Andrade e Nestor Garcia Canclini) presentes no trabalho de quatro grupos brasileiros de teatro de animação. São analisados espetáculos cujas estréias aconteceram nos últimos dez anos: Filme Noir (2004), Cia. Pequod – RJ; Pinocchio (2006) Giramundo – MG; Babau ou a Vida Desembestada do Homem que Tentou Engabelar a Morte (2006) Mão Molenga – PE; e A Salamanca do Jarau (2007),Cia. Teatro Lumbra - RS. O estudo destaca como as idéias de hibridação e antropofagia, recorrentes nestes espetáculos, são trabalhadas de diferentes maneiras nas referidas encenações evidenciando a multiplicidade de procedimentos presentes nos mesmos.
Palavras-chave: Antropofagia; hibridismo; teatro de animação brasileiro.
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