Design Generativo de Superfícies: uma análise do uso de programação para o desenvolvimento de estamparia

Autores

  • Mariana Araujo Laranjeira Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (UNESP), Bauru, SP http://orcid.org/0000-0002-2436-2220
  • João Fernando Marar Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (UNESP), Bauru, SP
  • Luis Carlos Paschoarelli Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (UNESP), Bauru, SP
  • Paula da Cruz Landim Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (UNESP), Bauru, SP

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x11212018005

Palavras-chave:

Design de Superfície, Design Generativo, Estamparia

Resumo

O uso de linguagem de programação no processo de desenvolvimento de design traz uma nova perspectiva aos métodos ao possibilitar que o designer, ao invés de criar e desenhar, informe parâmetros à um sistema computacional para que o mesmo atenda às necessidades do projeto. Em adição a isso, os princípios dos sistemas generativos podem ser expressivos, suscitando em ferramentas de criação que extravasam a limitação da imaginação e fornecem soluções dinâmicas e customizadas.  A modelagem generativa considera para a concepção da forma o uso dos princípios de geometria alinhados com a programação de dados e as características de sistemas complexos que apresentam emergência e auto-organização. Nesse cenário, o presente artigo apresenta e discute as relações do design paramétrico e generativo com o design de superfícies estampadas. Como resultado, é apresentado como essa área pode se beneficiar dos novos métodos e evoluir suas práticas projetuais na criação do design de moda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Araujo Laranjeira, Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (UNESP), Bauru, SP

Mestranda na pós graduação em Design pela FAAC/UNESP de Bauru, pertence ao Grupo de Pesquisa do Laboratório Sistemas Adaptativos e Computação Inteligente. Pesquisas na área de design e tecnologia com foco na investigação do Design de superfície e a Complexidade, assim como o Design Generativo. Possui graduação em Design pelo Instituto de Ensino Superior de Bauru e publicações científicas nas áreas de design e moda.

João Fernando Marar, Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (UNESP), Bauru, SP

PROFESSOR TITULAR MS6 UNESP (2015). Tem Graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo, USP São Carlos, (1985). Mestrado em Ciência da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo, USP São Carlos, (1992). Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPe Recife,(1997). Livre Docente em Inteligência Computacional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP (2006). Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (Portugal) e Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) Rio de Janeiro. Pesquisador Visitante na George Washington University DC USA, Kent University UK e Universidade de Buenos Aires Argentina. Bolsista Produtividade CNPq. Atualmente é Professor Titular MS6 na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP, Coordenador do Laboratório Sistemas Adaptativos e Computação Inteligente, Assessor Ad Hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FAPESP,CAPES, FAPEMIG e Várias Revistas Científicas. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação e Design atuando principalmente nos seguintes temas: Redes Neurais, Inteligência Artificial, Emoção & Design, Reconhecimento e Classificação de Padrões em Imagens, Transformadas Wavelets, Seleção de Materiais e Processos de Fabricação.

Luis Carlos Paschoarelli, Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (UNESP), Bauru, SP

Professor Titular no Departamento de Design da UNESP (2017); Livre-Docente em Design Ergonômico pela UNESP (2009); possui Pós-doutorado em Ergonomia (2008) pela ULISBOA; Doutorado em Engenharia de Produção (2003) pela UFSCar; Mestrado em Projeto, Arte e Sociedade - Desenho Industrial (1997) e graduação em Desenho Industrial (1994) pela UNESP. É co-lider no Grupo de Pesquisa Design Ergonômico: Projeto e Interfaces onde coordena os projetos de pesquisa: Design Ergonômico: avaliação e intervenção ergonômica no projeto, Design Ergonômico: metodologias para a avaliação de instrumentos manuais na interface homem X tecnologia e Contribuições do Design Ergonômico na pesquisa e projeto de equipamentos para a reabilitação de pessoas com capacidades específicas. Está lotado no Laboratório de Ergonomia e Interfaces - Departamento de Design, onde atua como docente no curso de graduação em Design e do Programa de Pós-graduação em Design da UNESP. Tem experiência na área do design, ergonomia, design ergonômico, design de produto e design gráfico. 

Paula da Cruz Landim, Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (UNESP), Bauru, SP

Professora Adjunto Dra. Paula da Cruz Landim no Departamento de Design. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Design - FAAC/UNESP. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAU - USP (1987), Mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista, UNESP - campus de Rio Claro (1994), Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU - USP (2001), estágio de pós-doutorado na Universidade de Arte e Design de Helsinque na Finlândia (2006-2007), Livre-docente em Design de Produto pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista, UNESP - campus de Bauru (2009), professora do Departamento de Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - FAAC da Universidade Estadual Paulista, UNESP - campus de Bauru desde 1988 e do Programa de Pós-Graduação em Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - FAAC da Universidade Estadual Paulista, UNESP - campus de Bauru desde 2004. Atualmente trabalhando nas seguintes linhas de pesquisa: Desenho do Objeto, Projeto de Mobiliário, História do Design e Teoria e Crítica do Design. Possui diversos artigos publicados em periódicos especializados, trabalhos em eventos, tanto nacionais como internacionais, nas áreas de Arquitetura e Design, assim como livros e capítulos de livros publicados. Possui ainda orientandos de graduação, iniciação científica, mestrado e doutorado na área de Design.

Referências

GUZELCI, Orkan Zeynel; GUZELCI, Handan. An Experimental Study On Generation Process of Geometric Patterns. In: 18h Generative Art Conference Proceedings, Venezia, 2015.

KENNING, Gail Joy. Pattern as Process: an aesthetic exploration of the digital possibilities for conventional, physical lace patterns. Tese (Doutorado em Belas Artes) - University of New South Wales, Sidney, 2007.

KHABAZI, Zubin Mohamad. Generative algorithms concepts and experiments: weaving. E-book. Disponível em: , USA, 2010

KHABAZI, Zubin Mohamad. Generative algorithms: using Grasshopper. E-book. Disponível em: , USA, 2012

MALIK, Aamina Karim. Mass Customization! An approach through Generative Design. In: 19h Generative Art Conference Proceedings, Milan, 2016.

McCORMACK, Jon; DORIN, Alan; INNOCENT, Troy. Generative design: a paradigm for design research. In: Redmond, J. et. al. (eds) Proceedings of Futureground, Design Research Society, Melbourne, 2004.

REAS, Casey; FRY, Ben. Processing: a programming handbook for visual designers and artists. The MIT Press, 2nd edition. Cambridge, 2014.

RUSSELL, Alex. Repeatless: transforming surface pattern with generative design. In: Shapeshifting Conference: Auckland University of Technology, Nova Zelândia, 2014.

RÜTHSCHILLING, Evelise Anicet. Design de superfície. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2008

SCHWARTZ, Ada Raquel Doederlein. Design de superfície: por uma visão projetual geométrica e tridimensional. 2008. 200 f. Dissertação (Mestrado em design) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/89726, 2008.

SHEA, Kristina; AISH, Robert; GOURTOVAIA, Marina. Towards integrated performance-driven generative design tools. Journal Automation in Construction 14, p. 253–264, 2005.

SILVA, Ana; CURRALO, Ana Filomena; FARIA, Pedro. Design têxtil – a influência da moda na criação de padrões. In: DESIGNA Proceedings - Conferência Internacional de Investigação em Design. Portugal, 2015.

STRUG, Barbara; ŚLUSARCZYK, Grażyna; GRABSKA, Ewa. Design patterns in generation of artefacts in required styles. In: 19h Generative Art Conference Proceedings, Milan, 2016.

TERZIDIS, Kostas. Algorithms for Visual Design Using the Processing Language. Wiley Publishing, Indiana: 2009.

VALÉRIO, José Henrique. Processing design: reflexões sobre design gerativo. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura) – Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo, 2013

VIEIRA, Anderson Koyama. Design generativo – estudo exploratório sobre o uso de programação no design. Monografia (Design) – USP, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2014.

WOODBURY, Robert. Elements Of Parametric Design. Routledge, Taylor & Francis Group. New York, 2010

YU, Rongrong; GERO, John; GU, Ning. Impact of Using Rule Algorithms on Designers’ Behavior in a Parametric Design Environment: Preliminary Result from a Pilot Study. CAAD Futures, CCIS 369, pp. 13–22, 2013.

Downloads

Publicado

2018-01-01

Como Citar

ARAUJO LARANJEIRA, M.; MARAR, J. F.; PASCHOARELLI, L. C.; DA CRUZ LANDIM, P. Design Generativo de Superfícies: uma análise do uso de programação para o desenvolvimento de estamparia. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 11, n. 21, p. 005-020, 2018. DOI: 10.5965/1982615x11212018005. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/10371. Acesso em: 29 set. 2022.