As Abordagens do Design Universal no ensino e aprendizagem de crianças autistas: o estado da arte
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316796312242023026Palavras-chave:
Design Universal, Autismo, educação, inclusão, TEAResumo
O objetivo desse artigo é entender como as abordagens do Design Inclusivo, Design Universal e do Design Universal para Aprendizagem são utilizadas para auxiliar a aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista na educação infantil. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura. Após a análise, foram geradas categorias de semelhanças que utilizaram as abordagens inclusivas. Como resultados, notou-se que ainda há poucos estudos que utilizam abordagens do Design Inclusivo/Universal no âmbito educacional para esse público. Assim, tal lacuna pode ser explorada em estudos multidisciplinares entre projetistas e profissionais da educação.
Downloads
Referências
ALTENMÜLLER-LEWIS, Ulrike. Designing schools for students on the spectrum. The Design Journal, v. 20, n. sup1, p. S2215-S2229, 2017.
ANDRUNYK, Vasyl et al. Information technologies for teaching children with ASD. In: International Conference on Computer Science, Engineering and Education Applications. Cham: Springer International Publishing, 2019. p. 523-533.
CARRINGTON, Suzanne et al. What Universal Design for Learning principles, guidelines, and checkpoints are evident in educators’ descriptions of their practice when supporting students on the autism spectrum? International Journal of Educational Research, v. 102, p. 101583, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijer.2020.101583.
CAST - Center for Applied Special Technology Universal. Design for Learning Guidelines version 2.0. Wakefield, MA: 2011.
CUNHA, Eugênio. Autismo e inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2010.
DENIZOU, Karine. Universal Design in Primary Schools. In: Proceedings of the Sixth International Conference on Universal Design (UD2022). IOS Press, 2022.
GOMES, D.; QUARESMA, M. Introdução ao design inclusivo. Curitiba: Appris, 2018. 155 p.
GOODALL, Craig. How do we create ASD-friendly schools? A dilemma of placement. Support for Learning, v. 30, n. 4, p. 305-326, nov. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1111/1467-9604.12104.
LIU, Zaixing et al. A Study of Teaching Aids Design for Autistic Children with Focus on Hand-Eye Coordination. In: International Conference on Human-Computer Interaction. Cham: Springer International Publishing, 2021. p. 270-283.
MARTÍNEZ, Zoila Liliana G.; CARVAJAL, Sigrid Andrea Ramos. Teaching English online to students with autism spectrum disorder and Down syndrome during the COVID-19 pandemic. Íkala, Revista de Lenguaje y Cultura, v. 26, n. 3, p. 715-730, 2021.
PAGE, Matthew J. et al. A declaração PRISMA 2020: diretriz atualizada para relatar revisões sistemáticas. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 31, n. 2, e2022107, jun. 2022. Disponível em <http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742022000201700&lng=pt&nrm=iso>. acesso em 20 ago. 2022. Epub 13-Jul-2022. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-49742022000200033.
PEREVERZEVA, D. S. et al. Effective Academic Performance Assessment in Children with Autism Spectrum Disorders. Psychological Science and Education. Vol. 25, no. 1, 16–25, 2020.
PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.
SERRA, Dayse, (2010). Autismo, família e inclusão. Polêm!ca, v. 9, n. 1, 40-56.
TAKEDA, D. Tudo que você precisa saber sobre autismo. Ludovica. Editora Chefe, 2017.
WALLER, Sam et al. Making the case for inclusive design. Applied Ergonomics, v. 46, p. 297-303, jan. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.apergo.2013.03.012. Acesso em: 01 jun. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Human Factors in Design
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Human Factors Design. O (s) autor (es) se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Human Factors Design mencionar a referida publicação da seguinte forma:
Este artigo foi públicado originalmente pela Revista Human Factors Design em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/index