Movimento Maker: Oficinas Criativas de Recursos Pedagógicos e desenvolvimento de Tecnologia Assistiva
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316796312242023156Palavras-chave:
movimento maker, tecnologia assistiva, recursos pedagógicos acessíveisResumo
O Movimento Maker alicerça-se em grupos relacionados a ciência e tecnologia com a finalidade de oferecer suporte ao desenvolvimento de projetos. O relato técnico objetiva apresentar as Oficinas Criativas de Recursos Pedagógicos, baseadas na cultura maker e voltadas a elaboração e produção de Tecnologia Assistiva – TA para o público da educação especial. Resultaram em: 32 oficinas; 328 profissionais capacitados; e 2.593 recursos pedagógicos produzidos. Contribuíram com práticas, saberes e na instrumentalização dos participantes para elaboração e desenvolvimento da TA, conforme especificidades dos educandos, promovendo acesso, permanência, participação e aprendizagem no contexto educacional.
Downloads
Referências
BURTET, C. G. (Re)pensando a inovação e o conceito de inovação inclusiva: um estudo do movimento maker no Brasil à luz da Teoria Ator-Rede. 2019. 195 p. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, 2019.
BURTET, C. G.; KLEIN, A. I. C. Z. Repensando a inovação do século XXI a partir das práticas do Movimento Maker. Liinc em Revista. Rio de Janeiro. v. 9, n. 2, p. 353-369, 2013.
PINTO, S. L. U.; AZEVEDO, I. S. C; TEIXEIRA, C. S.; BRASIL, G. S. P. S.; HAMAD, A. F. O Movimento Maker: enfoque nos FabLabs Brasileiros. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo. v. 3, n. 1, p.38-56, 2018.
SAMAGAIA, R.; NETO, D. D. Educação científica informal no movimento maker. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC, 2015. São Paulo, 8p.
SANTA CATARINA. FUNDAÇÃO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. Missão. Disponível em: https://www.fcee.sc.gov.br/institucional/sobre-a-fcee/missao. Acesso em: 17 ago. 2023.
SANTA CATARINA. Lei complementar nº 741, de 12 de junho de 2019. Disponível em: http://leis.alesc.sc.gov.br/html/2019/741_2019_lei_complementar.html. Acesso em: 17 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Human Factors in Design
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Human Factors Design. O (s) autor (es) se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Human Factors Design mencionar a referida publicação da seguinte forma:
Este artigo foi públicado originalmente pela Revista Human Factors Design em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/index