A animação para a acessibilidade comunicacional de crianças surdas
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316796312242023163Palavras-chave:
LIBRAS, videobook, Tecnologia AssistivaResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar a criação de um videobook com animação em LIBRAS, voltado à Educação Inclusiva. O estudo desenvolveu um material didático para o aprendizado de LIBRAS, assim como o estímulo à uma alimentação saudável. Para a construção do videobook foram realizadas as etapas de definição do tema; enredo; roteiro; criação das personagens e StoryBoard; modelagem do cenário e das personagens, animação; gravação de LIBRAS; concepção do layout das páginas e montagem do videobook. Em uma próxima etapa, espera-se realizar a validação com os usuários para avaliar a eficácia do material e sua contribuição para Educação Inclusiva.
Downloads
Referências
ANDRADE, A. F.; AGUIAR, B. C. X. C. Laboratório de Inclusão: uma experiência na produção de materiais didáticos inclusivos. In: Tecnologia assistiva: projetos e aplicações / organização Maria Lúcia Leite Ribeiro Okimoto...[et al.]. 1. ed. – Bauru, SP: Canal 6, 2021. 482 p.
BASSO, S. P. S. O material didático para alunos surdos: a literatura infantil em libras. 2011. 50p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2011.
BRASIL. Lei Nº 13.146, de 6 de julho 2015. Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (estatuto da pessoa com deficiência). Brasília, 2015.
CRENZEL, S. R. A ilustração infantil como recurso narrativo: influência das imagens na leitura de histórias por crianças. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Artes e Design). Pontifícia Universidade Católica, Rio de janeiro, 2009.
CRENZEL, S. R.; ZANDOMENEGHICO, A. L. A. Me anima um conto? Design, libras e o ensino de línguas orais a crianças surdas. p. 219 -234. In: Design para acessibilidade e inclusão. São Paulo: Blucher, 2018.
MUNIZ, P. F. Desenvolvimento e implementação de animações em livro digital infantil para crianças surdas. Universidade Federal do Maranhão, São Luiz, 2017.
QUADROS, R. M. de; KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira: Estudos Lingüísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SASSAKI, R. K. Inclusão: o paradigma do século XXI. INCLUSÃO - Revista da Educação Especial - Out/2005.
VIANA, I. C. Material Didático Porta Aberta: Uma breve análise da tradução, da primeira unidade didática do livro do 3º ano do Ensino Fundamental para a Libras. 2021. 67p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Bacharelado em Letras Libras). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Human Factors in Design
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Human Factors Design. O (s) autor (es) se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Human Factors Design mencionar a referida publicação da seguinte forma:
Este artigo foi públicado originalmente pela Revista Human Factors Design em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/index