The animation for communicational accessibility for deaf children

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796312242023163

Keywords:

LIBRAS, videobook, Assistive Technology

Abstract

The objective of this work is to present the creation of a videobook with LIBRAS animation, focused on Inclusive Education. The study developed educational material for learning LIBRAS, as well as promoting healthy eating habits. The construction of the videobook involved the following steps: defining the theme, plot, and script; creating characters and storyboards; modeling the scenery and characters; animation; recording LIBRAS; designing the page layout and assembling the videobook. In a future stage, it is expected to validate the material with users to assess its effectiveness and contribution to Inclusive Education. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Isabella de Souza Sierra, Federal University of Paraná

Docente do Departamento de Expressão Gráfica, UFPR. Doutora em Design pela UFPR e Mestre em Design pela UDESC. Pesquisa em tecnologia assistiva, escaneamento, modelagem e impressão 3D, animação, usabilidade, ergonomia, design inclusivo e social.

Andrea Faria Andrade, Federal University of Paraná

Docente do Departamento de Expressão Gráfica, UFPR. Doutora e Mestre em Ciências Geodésicas pela UFPR; Licenciada em Desenho pela EMBAP. Pesquisa em simbologia, percepção visual, semiótica, tecnologia assistiva, prototipagem rápida e educação inclusiva. 

Ângela Paloma Zelli Wiedemann, Federal University of Paraná

Doutoranda em Educação em Ciências e em Matemática do PPGECM-UFPR Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR. Possui proficiência em ensino e tradução/interpretação de LIBRAS e atua como Intérprete de LIBRAS pelo IFPR.

Silvana Elisa de Morais Schubert, Universidade Tuiuti do Paraná

Docente do Departamento de Educação, Tuiuti/PR. Doutora e Mestre em Educação (Tuiuti/PR). Especialista em Ed. Especial - IBPEX, Ed. Infantil - Universidade Castelo Branco e Ed.Bilíngue para Surdos: Libras-Língua Portuguesa - Faculdade Maringá; Psicopedagogia Clínica e Institucional (2020).

Desiree Christine Bittencourt, Federal University of Paraná

Discente do Curso de Bacharelado em Expressão Gráfica, UFPR.

Neusa Zoe Pulter, Federal University of Paraná

Discente do Curso de Bacharelado em Expressão Gráfica, UFPR.

Bárbara de Cássia Xavier Cassins Aguiar, Federal University of Paraná

Doutora em Métodos Numéricos em Engenharia pela UFPR, Mestre em Métodos Numéricos em Engenharia pela UFPR. Pesquisa nas áreas de Matemática Aplicada, Computação Gráfica e Prototipagem Rápida.

References

ANDRADE, A. F.; AGUIAR, B. C. X. C. Laboratório de Inclusão: uma experiência na produção de materiais didáticos inclusivos. In: Tecnologia assistiva: projetos e aplicações / organização Maria Lúcia Leite Ribeiro Okimoto...[et al.]. 1. ed. – Bauru, SP: Canal 6, 2021. 482 p.

BASSO, S. P. S. O material didático para alunos surdos: a literatura infantil em libras. 2011. 50p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2011.

BRASIL. Lei Nº 13.146, de 6 de julho 2015. Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (estatuto da pessoa com deficiência). Brasília, 2015.

CRENZEL, S. R. A ilustração infantil como recurso narrativo: influência das imagens na leitura de histórias por crianças. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Artes e Design). Pontifícia Universidade Católica, Rio de janeiro, 2009.

CRENZEL, S. R.; ZANDOMENEGHICO, A. L. A. Me anima um conto? Design, libras e o ensino de línguas orais a crianças surdas. p. 219 -234. In: Design para acessibilidade e inclusão. São Paulo: Blucher, 2018.

MUNIZ, P. F. Desenvolvimento e implementação de animações em livro digital infantil para crianças surdas. Universidade Federal do Maranhão, São Luiz, 2017.

QUADROS, R. M. de; KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira: Estudos Lingüísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SASSAKI, R. K. Inclusão: o paradigma do século XXI. INCLUSÃO - Revista da Educação Especial - Out/2005.

VIANA, I. C. Material Didático Porta Aberta: Uma breve análise da tradução, da primeira unidade didática do livro do 3º ano do Ensino Fundamental para a Libras. 2021. 67p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Bacharelado em Letras Libras). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.

Published

2023-12-13

How to Cite

SIERRA, Isabella de Souza; ANDRADE, Andrea Faria; WIEDEMANN, Ângela Paloma Zelli; SCHUBERT, Silvana Elisa de Morais; BITTENCOURT, Desiree Christine; PULTER, Neusa Zoe; AGUIAR, Bárbara de Cássia Xavier Cassins. The animation for communicational accessibility for deaf children . Human Factors in Design, Florianópolis, v. 12, n. 24, p. 163–172, 2023. DOI: 10.5965/2316796312242023163. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/24548. Acesso em: 24 nov. 2024.