Proposição metodológica de análise de indumentárias como fontes

Autori

  • Thais Dyck dos Santos Lima Universidade Federal do Paraná
  • Ronaldo de Oliveira Corrêa Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630532021320

Parole chiave:

Análise de artefato, Objeto-como-memória., Indumentária

Abstract

Este artigo trata da temática dos objetos-como-memória, em especial as roupas, enquanto
agenciadores de relações sociais, e objetiva apresentar um procedimento metodológico
de análise de indumentárias. As abordagens aqui contempladas partem do exemplo de um
casaco confeccionado na década de 1950, a fim de discutir questões acerca de memória,
roupa e cultura material. São descritas ferramentas de análise do artefato, bem como de
anúncios publicados em revistas voltadas ao público feminino da época em que esse foi
confeccionado, considerando o protagonismo que os aspectos materiais das roupas podem
ter em pesquisas nos campos da moda, design e cultura. O foco do texto consiste, portanto,
na compreensão das indumentárias como documento, apresentando ao leitor os processos
metodológicos de análise para esse fim.

 

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Biografie autore

Thais Dyck dos Santos Lima, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Design pela Universidade Federal do Paraná e com especialização em Produção de Moda e Styling pela Universidade Positivo (UP). Possui graduação em Bacharelado em Design pela UTFPR, com habilitação em design gráfico e produto (2015). 

Ronaldo de Oliveira Corrêa, Universidade Federal do Paraná

Mestre pelo PPGTE/UTFPR (2003) e Doutor pelo PPGICH/UFSC (2008). Fez estágio de pós-doutorado CAPES no PPGAS/UFRGS (jul de 2012 a jul de 2013) e atualmente é professor na Universidade Federal do Paraná UFPR, onde atua na graduação e pós-graduação.

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Pubblicato

2021-10-01

Come citare

LIMA, Thais Dyck dos Santos; CORRÊA, Ronaldo de Oliveira. Proposição metodológica de análise de indumentárias como fontes. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 5, n. 3, p. 320–330, 2021. DOI: 10.5965/25944630532021320. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/20107. Acesso em: 22 nov. 2024.