EXPERIMENTO METODOLÓGICO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MODELAGEM PLANA FEMININA: PRAXIS DOCENTE X DISCENTE NO CURSO DE DESIGN-MODA- UFC

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DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630322019041

Abstract

O artigo objetiva compreender, pela aplicação de estratégias didáticas, como ocorre a aprendizagem na modelagem plana feminina no curso de Design-Moda (UFC). O estudo descortinou metodologias mais efetivas na promoção do conhecimento no processo ensino-aprendizagem da modelagem feminina.

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Biografie autore

Maria do Socorro de Araújo, Universidade Federal do Ceará

Professora Assistente da Universidade Federal do Ceará no Curso de Design-Moda Instituto de Cultura e Arte (ICA) na unidade de Tecnologia Têxtil e Confecção, ministra disciplinas nas áreas: Ciência do Conforto, Artesanato, Patchwork, Modelagem plana feminina, masculina, infantil, intima e modelagem para necessidades especiais físicas e motoras. Atuou como vice e coordenadora do curso de Design-Moda do Instituto de Cultura e Arte -ICA/UFC (2015-2017). Atuou como professora no curso de Economia Doméstica (UFC) nas disciplinas Vestuário, Têxteis e Conservação Têxtil (2014-2016). Foi Professora Assistente na Universidade Federal do Piauí -UFPI do Curso de Moda, Design e Estilismo (2011 e 2014). Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Economia Doméstica pela Universidade Federal do Ceará (2001-2003), Especialização e Mestrado em Design e Marketing do Vestuário pela University of Minho/PT (2008-2009.

Walkíria Guedes de Souza, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Estilismo e Moda pela Universidade Federal do Ceará; Bacharel em Matemática pela Universidade de Fortaleza; Licenciada em Programa Especial de Formação Pedagógica pela Universidade do Sul de Santa Catarina; Especialização em Engenharia Têxtil pela Universidade Federal do Ceará; Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará; Professora Adjunta do Curso Design-Moda da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Têxteis e Vestuário, com ênfase em Estilismo, Moda e Design.

Araguacy Paixão Almeida Filgueiras, Universidade Federal do Ceará

Professora do Curso de Bacharelado em Design-Moda / Instituto de Cultura e Arte / UFC. Doutora em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho-PT, área de conhecimento Gestão e Design, com a Tese Optimização do design total de malhas multifuncionais para utilização em vestuário desportivo, Projeto apoiado pelo Programa Alban  e contemplado pelo Programa ID&T-PT. Mestre em Economia Rural (UFC), com a tese Aspectos socioeconômicos do artesanato em comunidades rurais no Ceará – o bordado de Itapajé-Ce. Especialista em Engenharia Têxtil (UFC), com a monografia Fibras têxteis: uma abordagem de proteção. Graduada em Economia Doméstica (UFC). Coordenadora do Grupo de estudos em ergonomia, modelagem e materiais (GEEMM), dos Projetos Fundamentos de design para artesãos, Artesanato competitivo, Estratégias de valorização do curso de Design-Moda perante os estudantes e o mercado, Estratégias de combate à evasão do estudante de Design-Moda. Professora colaboradora do CNPq no Projeto de Pesquisa e Extensão Monitoramento e Avaliação dos Territórios Rurais Cearenses - área de concentração: confecção e artesanato.

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Pubblicato

2019-11-28

Come citare

ARAÚJO, Maria do Socorro de; SOUZA, Walkíria Guedes de; FILGUEIRAS, Araguacy Paixão Almeida. EXPERIMENTO METODOLÓGICO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MODELAGEM PLANA FEMININA: PRAXIS DOCENTE X DISCENTE NO CURSO DE DESIGN-MODA- UFC. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 041–052, 2019. DOI: 10.5965/25944630322019041. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/14568. Acesso em: 4 lug. 2024.

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