Carta Editorial

Auteurs

Mots-clés :

Moda, Extensão Universitária, Gestão Educacional

Résumé

A Carta Editorial apresenta o Dossiê Moda, Extensão e Gestão Educacional como fruto do amadurecimento do Grupo de Trabalho criado no Colóquio de Moda. Os textos reunidos evidenciam a extensão universitária como eixo fundamental da formação em moda e design, articulada a práticas pedagógicas críticas e socialmente comprometidas. O Dossiê reafirma o papel da universidade e dos eventos científicos na produção de conhecimento alinhado às demandas contemporâneas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Cyntia Tavares Marques de Queiroz, Universidade Federal do Ceará

Possui Graduação em Estilismo e Moda pela Universidade Federal do Ceará (1998); Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza (2000); Especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (1999); MBA em Branding, Marketing e Growth pela PUC-RS (2022); Mestrado em Design e Marketing pela Universidade do Minho (2004); e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2014). É Professora Associada do curso de Design-Moda, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará, estando, atualmente, na Coordenação do Curso. Ministra disciplinas nas áreas de Moda, Marketing, Consumo, Comunicação e Pesquisa. É uma das Coordenadoras dos Projetos de Extensão Bolsa Arte Moda; Amor Salva e @ativismonamoda. É pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa NAÏF - Núcleo de Estudos em Arte, Inovação, Moda e Design. Ocupa o cargo de presidente do evento científico Colóquio de Moda, bem como faz parte do seu Comitê Científico. É vice presidente da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda - Abepem. Atua no Conselho Editorial da ENSINARMODE - Revista de Ensino em Artes, Moda e Design. Desenvolve trabalho voluntário na Associação Lua Rosa, nas áreas de comunicação, gestão de projetos e marketing. É idealizadora e voluntária do projeto social Amor Salva, que estimula a leitura em crianças que estão em situação de vulnerabilidade social.

Juliana Bortholuzzi, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Pós-Doutoranda no Programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP, Doutora em Ciências da Comunicação, Mestre em Processos e Manifestações Culturais, graduada em Moda e Direito e pós-graduada em Direito Privado. É professora do Curso de Moda da Unisinos Porto Alegre, presidente do Colóquio de Moda e membro da Abepem.

Références

FORPROEX – Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: FORPROEX, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

Téléchargements

Publiée

2026-02-01

Comment citer

DE QUEIROZ, Cyntia Tavares Marques; BORTHOLUZZI, Juliana. Carta Editorial. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 1–6, 2026. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/28376. Acesso em: 2 févr. 2026.