O design participativo como metodologia de trabalho na educação formal e em práticas cotidianas

Auteurs

  • Jaqueline Ferreira Holanda de Melo Federal Rural University of Pernambuco image/svg+xml

DOI :

https://doi.org/10.5965/25944630432020211

Résumé

No presente trabalho, apresenta-se a compilação de uma entrevista realizada por uma docente do Ensino Superior (UFRPE) a uma outra colega de trabalho (Unisinos), a entrevistada que reflete e discute questões relacionadas aos Design Participativo (DP). O caminho da conversa trilhado pelas profissionais abrange não apenas o âmbito educacional, mas o da vida cotidiana, isto é, trata também de como o DP pode ser considerado pragmaticamente para o desenvolvimento e/ou acompanhamento de atividades práticas concernentes e decorrentes de outras dimensões do cotidiano do sujeito social. No percurso de construção do pensamento proposto, termos como curiosidade, proatividade, independência, autonomia e coletividade foram bastante recorrentes para repensar práticas pedagógicas e profissionais que não se restringem ao Design, pois são quesitos necessários a quaisquer atividades em que se intenta que todos que nelas estejam envolvidos participem. No decorrer da entrevista, verificou-se como a adoção das concepções do DP se apresenta como uma prática desafiadora, tanto no campo educacional como na perspectiva de sua atuação em outros campos
do saber. Por fim, ressalta-se que, no que concerne aos aspectos técnicos da entrevista, ela foi realizada através da plataforma de vídeo conferência Jitsi Meet, e teve duração aproximada de 40 minutos, gravada via aplicativo de áudio, disponível para sistema Android – e, na sequência, foi transcrita e organizada de acordo com as normas da língua, tendo sua aprovação para publicação por parte da professora entrevistada.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publiée

2020-10-02 — Mis à jour le 2020-10-01

Versions

Comment citer

FERREIRA HOLANDA DE MELO, Jaqueline. O design participativo como metodologia de trabalho na educação formal e em práticas cotidianas. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 4, n. 3, p. 190–200, 2020. DOI: 10.5965/25944630432020211. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/18095. Acesso em: 21 déc. 2024.