Pra começo de conversa: a história da moda contada por professores e alunos do curso técnico em vestuário do IFMA, campus São João dos Patos
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630412020094Résumé
O objetivo do trabalho é analisar as práticas pedagógicas utilizadas nas disciplina história da moda, nos cursos técnico em vestuário do IFMA, campus São João dos Patos. Utilizamos o Grupo focal como ferramenta metodológica para entendermos tais questões. Compreendemos que o uso de imagens possibilita a interpretação da história, em determinados períodos, com uma riqueza de informações e detalhes. Entendemos, por meio da História da Moda, as linhas de desenvolvimento do ser humano, da política e da parte social em geral, bem como as interações entre a sociedade, arte, história e sua multidisciplinaridade. Relacionamos aqui os fatos da vida social, econômica e cultural, associando visualidades ao fazermos a correlação dos acontecimentos com as silhuetas representativas de cada período. Compreendemos que somente assim poderemos fazer reflexões da moda como mediadora das relações humanas com a sociedade, expressa pela roupa que ela veste e interpretada como mercadoria, identidade e comportamento.
Téléchargements
Références
BRAGA, João. História da Moda. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2004.
BURKE, Peter. Testemunha Ocular: História e Imagem. Bauru: Edusc, 2004.
CALANCA, Daniela. História social da Moda. São Paulo: SENAC, 2008.
ERNER, Guillaume. Vítimas da moda: como a criamos, por que a seguimos. São
Paulo: Senac, 2005.
DEBUS, M. Manual para excelencia en la investigación 2. mediante grupos focales. Washington (USA): Academy for Educational Development; 1997.
KITZINGER, J; BARBOUR, RS. Introduction: the challenge 4 and promise of focus groups. In: Kitzinger J, Barbour RS, organizadores. Developing focus group research: politics, theory and practice. London (UK): Sage; 1999.
KOSSOY, Boris. O relógio de Hiroshima: reflexões sobre os diálogos e silêncios das imagens. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 25,n. 49, pp. 35-42, 2005.
LITZ, V.G. O uso de imagem no ensino de história. Caderno Temático do Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná – PDE, Paraná, 2008.
MENESES, Ulpiano Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, pp. 11-36, 2003.
NORONHA, Raquel (org.). Identidade é valor: as cadeias produtivas do artesanato de Alcântara. São Luís: EDUFMA, 2011.
SANT´ANNA, MARA RÚBIA. O ensino de história da moda no sul do país. Revista ENSINARMODE. V.2, n.2 Florianópolis: 2018.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.