Greenwashing y el mito de la sostenabilidad em la moda: alienación y el fetichismo de la mercancia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630612022e0131

Palabras clave:

fetichismo de la mercancia, greenwashing, mito de la sostenibilidad

Resumen

El mito de la sostenibilidad, junto con el greenwashing, son herramientas de alienación utilizadas por el mercado para desviar la atención de los problemas provocados por el modo de producción capitalista. El abordaje del tema en este artículo revela las contradicciones inherentes a la forma socioeconómica actual, especialmente en em referencia al espectro de la moda, a través de la articulación de los conceptos de fetichismo de la mercancía, alienación, valor de uso y fractura metabólica. Como objetivo, se busca la intersección de los discursos en torno de la sostenibilidad en la moda a través de un enfoque sociopolítico em revisión bibliográfica de especialistas teóricos que ayuden a desmitificar el modo de producción capitalista. Como resultado de la investigación, es posible demostrar la insuficiência y contradicciones de las narrativas hechas por el mercado de la moda, y el sistema capitalista en general, identificando también prácticas de greenwashing además del uso del mito de la sustentabilidad como instrumento de validación de las prácticas depredadoras del capitalismo, tanto en lo que respecta al medio ambiente como a la sociedad.

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Biografía del autor/a

Luciana Paula Benetti, Universidade Federal do ABC - UFABC

Mestranda em Têxteis e Moda pela USP, pós-graduada em Cenografia e Figurino pela Belas Artes, formada em Moda pela Universidade Feevale. Pesquisa a condição das mulheres russas no período pré-revolucionário e ecossocialismo através de uma visão anticapitalista que busca compreender a ruptura metabólica entre sociedade e natureza e suas consequências.

Maria Sílvia Barros de Held, Universidade de São - USP

Possui graduação em Artes (1974) e em Publicidade / Propaganda (1974) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestrado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1983), Doutorado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1990) e Livre-docência (Professora Associada/Agregada) (2019) pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Foi professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas de 1977 a junho de 2008 nos cursos de Artes Visuais e Publicidade-Propaganda. Foi Co-fundadora e Coordenadora do Lato-Sensu "Arte: Ensino e Produção", onde também lecionou a disciplina "Aspectos Tridimensionais da Expressão Plástica", de agosto de 1996 a dezembro de 1999. Fundou e coordenou o Grupo de Pesquisa "A Imagem:Arte e Design", que atuou de 2004 a 2008 na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com Linhas de Pesquisa, dentre elas "Aspectos Contemporâneos da Imagem: Teoria e Prática", onde desenvolveu seus projetos de pesquisa e orientou vários alunos de Iniciação Científica, alguns voluntários, outros com bolsas FAPIC E PIBIC. Tem experiência na área de Artes, Design e Publicidade, e atua principalmente nos seguintes temas: arte, design, comunidade, sociologia da arte, moda, arte-educação, interdisciplinaridade e produção. Atualmente é Professora Doutora efetiva da Universidade de São Paulo, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP) em RDIDP no Curso de Têxtil e Moda, na área de Design e Moda e é Membro do ICOM - International Council of Museums / UNESCO, desde 2000. Hoje é também professora visitante da Universidade de Lisboa (Portugal), do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal) e pesquisadora do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD) da Universidade de Lisboa (Portugal), onde desenvolveu o seu Pós-Doutorado em 2016.

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Publicado

2022-01-31

Cómo citar

BENETTI, Luciana Paula; HELD, Maria Sílvia Barros de. Greenwashing y el mito de la sostenabilidad em la moda: alienación y el fetichismo de la mercancia. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 6, n. 1, p. 1–17, 2022. DOI: 10.5965/25944630612022e0131. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/20131. Acesso em: 21 nov. 2024.