Nem todo trajeto é reto: limites e possibilidades para a sensibilização dos estudantes de design de moda por meio do ensino de modelagem

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630422020011

Keywords:

pattem making , teaching and learning , sensible knowledge pedagogy

Abstract

Este trabalho apresenta como escopo o ensino de modelagem sob a luz da pedagogia dos saberes sensíveis. Ao partir do reconhecimento de que as metodologias de ensino atuais são reflexo da lógica cartesiana de construção do conhecimento, objetiva-se explorar os limites e possibilidades vislumbrados no ensino-aprendizagem de modelagem do vestuário, em relação à sua capacidade de sensibilizar os estudantes desta área para as tantas conexões que derivam do diálogo entre uma peça vestível e o corpo humano. Mais especificamente, parte de relatos de experiência e inquietações das pesquisadoras como estudantes e docentes desta disciplina, bem como de revisão bibliográfica desta temática, para traçar o panorama do ensino de modelagem vivenciado, suas relações com o processo de ensino-aprendizagem e com a construção do conhecimento pelos profissionais de cursos superiores de Design de Moda. O estudo aponta a presença marcante do caráter instrucional nas práticas didático-pedagógicas da modelagem tradicional, reforçada pelas metodologias e materiais didáticos que se concentram no estabelecimento de ordens de execução e modelos pré-determinados. Por fim, esboçam-se alguns caminhos menos retilíneos para o ensino e aprendizagem desta matéria que pode ser encarada, no contexto educacional, não apenas como uma etapa do processo produtivo, mas também a partir da potencialidade em se constituir território de experimentação estética.

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Author Biographies

Bárbara Pavei Souza, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Palhoça, SC.

Doutoranda do Programa de Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina- UNISUL- pertencente a linha de pesquisa Texto e Discurso. Veiculada ao grupo de pesquisa Discurso, Cultura e Mídia no projeto de pesquisa: Corpo- Imagem e(m) Discurso. Desenvolve pesquisas na área de Moda e de Análise de Discurso, tendo o corpo como objeto principal de estudo. Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina- UNISUL- (2017). Graduada em Moda com Habilitação em Design de Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2014). Atualmente é Professora Substituta na área de Design de Moda no Instituto Federal Catarinense - IFC (Campus Ibirama). Atua na área de Moda com ênfase para Modelagem e Tecnologia da Costura.

Adriana Cardoso Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC

Bacharel em Moda-Habilitação em Estilismo- pela Universidade Estadual de Santa Catarina-UDESC- graduada em agosto de 2010. Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, 2016. Mestranda da linha de Ensino em Artes Visuais do programa de pós graduação em Artes Visuais - PPGAV/UDESC.

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Published

2020-06-01

How to Cite

PAVEI SOUZA, Bárbara; CARDOSO PEREIRA, Adriana. Nem todo trajeto é reto: limites e possibilidades para a sensibilização dos estudantes de design de moda por meio do ensino de modelagem. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 11–29, 2020. DOI: 10.5965/25944630422020011. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/17047. Acesso em: 21 dec. 2024.