Planejamento, execução e registro de entrevistas sobre design de moda: pesquisa junto a empresas no Brasil e na Alemanha
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630312019074Abstract
O presente artigo consiste no relato da experiência de abordagem de empresas de moda para desenvolvimento de entrevistas junto a designers e diretores criativos. A pesquisa em questão teve como o objetivo a coleta de dados para o desenvolvimento de tese doutoral em cotutela no Brasil e na Alemanha. O contato com as empresas e, principalmente, os desafios obtidos na criação e seleção de estratégias e ferramentas para a pesquisa qualitativa e de cunho antropológico levaram à redação deste artigo. Seu objetivo, portanto, consistiu em relatar o ocorrido em prol de servir como referência para futuras investigações qualitativas na área de design junto a empresas de design de moda.
Downloads
References
BANDEIRA-DE-MELLO, Rodrigo & CUNHA, Rodrigo. Grounded Theory. In: GODOI, Christiane Kleinübing; BANDEIRA-DE-MELLO, Rodrigo; SILVA, AB da. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. v.2. São Paulo: Saraiva, 2006. Cap. 8, p. 241 – 266.
CHERNOBILSKY, Lilia Beatriz. El uso de la computadora como auxiliar em el análisis de datos cualitativos. In: GIALDINO, Irene Vasilachis (coord.). Estrategias de investigación cualitativa. Buenos Aires: Gedisa Editoral, 2007. Cap.7, p.239-273.
CORBIN, Juliet; STRAUSS Anselm. Basics of qualitative research: techniques and procedures for developing Grounded Theory. 3rd edition. London: Sage, 2008.
DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Revista Educar, UFPR (Curitiba), n.24, p. 213-225, 2004. Disponível em: <http://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2216>. Acesso em 04 mai. 2017.
MENDIZÁBAL, Laura. Los componentes del diseño flexible en la investigacíon cualitativa. In: GIALDINO, Irene Vasilachis (coord.). Estrategias de investigación cualitativa. Buenos Aires: Gedisa Editoral, 2007. Cap.2, p.65-105.
SONEIRA, Abelardo Jorge. La “Teoria fundamentada em los datos” (Grounded Theory) de Glaser y Strauss. In: GIALDINO, Irene Vasilachis (coord.). Estrategias de investigación cualitativa. Buenos Aires: Gedisa Editoral, 2007. Cap.4, p.153-173.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
- Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International License, which allows for:
1. Share — copy and redistribute the material in any medium or format for any purpose, even commercially.
2. Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the license terms.Under the following terms:
1. Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
2. No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits. -
Plagiarism, in all its forms, constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. This magazine uses iThenticate similarity control software.