Cultura de compartilhamento em processos avaliativos.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630222018009

Abstract

Este artigo tem por objetivo analisar de que maneira o modelo de apresentação dos trabalhos de conclusão dos cursos de Design do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo converteu-se na mostra BA Creative Collectibles. Igualmente, apresenta seu impacto a longo prazo para os egressos de Design de Moda da instituição. Para tanto, o estudo de caso considera o conceito de economia de compartilhamento desenvolvido por Gansky (2011) e o entendimento de metadesign em sistemas complexos proposto por Alão (2015) como elementos de ressignificação simbólica de processos avaliativos. Assim, observa de que maneira o BA Creative Collectibles eliminou as bancas de defesa, compostas majoritariamente por docentes, em prol de um sistema de avaliação em formato de exposição interativa, que inclui como avaliadores acadêmicos, pesquisadores e profissionais do mercado brasileiro de design. Como resultado, os estudantes tiveram acesso a distintas oportunidades de colocação profissional e foi possível observar que a força e a diversidade do ecossistema da Economia Criativa dependem de uma educação ampla e balanceada. Essa proposta desenvolve um largo espectro de caminhos para a criatividade, com forte foco em uma vida cultural ativa, na sistematização de habilidades de comunicação e na pró-atividade e caráter empreendedor do estudante. Consequentemente, os parâmetros de excelência acadêmica garantem posicionamento e visibilidade no mercado tanto para os egressos quanto para a instituição de ensino.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Maria Carolina Garcia, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Head de Design

References

ALÃO, Rui Sérgio Dias. Projeto e complexidade. Reflexões sobre um design colaborativo. Tese de Doutorado em Design e Arquitetura. FAUUSP, São Paulo, 2015.

ALSTYNE, G.; LOGAN, R.K. Designing for emergence and innovation: redesigning design. 2007. Disponível em: <http://www2.physics.utoronto.ca/~logan/VanAlstyneLoganFinal.doc>. Acesso em: 31 de março de 2018, 16:30.

ASSOCIAÇÃO Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, 2018. Perfil do setor. Disponível em <http://www.abit.org.br/cont/perfil-do-setor>. ABIT. Acesso em 29 de março de 2018, 12:00.

BOTSMAN, Rachel.; ROGERS, Roo. O que é Meu é Seu: Como o consumo colaborativo vai mudar o nosso mundo. Porto Alegre: Bookman, 2011.

CORNER, F., 2015. Schools Must Respond to the Needs of the Industry. Disponível em <https://www.businessoffashion.com/community/voices/discussions/how-should-fashion-schools-integrate-business-learning-into-a-creative-education/op-ed-schools-must-respond-to-the-needs-of-the-industry>. The Business of Fashion Education Report 2015. Acesso em 30 de março de 2018, 11:14.

DE WAAL, Martin. The city as interface. How new media are changing the city. Amsterdam: Naio10publishers, 2014.

FLORIDA, Richard. A Ascensão da Classe Criativa. Porto Alegre: L&PM Editores, 2011.

GANSKY, Lisa. Mesh: Por que o Futuro dos Negócios é Compartilhar. Rio de Janeiro: Atlas Books, 2011.

HUGHES, Philip. Diseño de exposiciones. Londres: Lawrence King Publishing, 2010.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2ª ed. São Paulo: Aleph, 2009.

QS. World University Ranking by Subject, 2017. Disponível em <https://www.topuniversities.com/subject-rankings/2017>.Acesso em 11 de fevereiro de 2018, 18:30.

THALER, Richard.; SUSSTEIN, Cassie. Nudge - O Empurrão para a Escolha Certa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

WARWICK Report, 2015. Enriching Britain: Culture, Creativity and Growth. The 2015 Report by the Warwick Commission on the Future of Cultural Value. [pdf]. Warwick University. Disponível em <https://warwick.ac.uk/research/warwickcommission/futureculture/finalreport/warwick_commission_report_2015.pdf >.Acesso em 13 de fevereiro de 2018, 08:30.

Published

2018-06-01

How to Cite

GARCIA, Maria Carolina. Cultura de compartilhamento em processos avaliativos. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 009 – 028 | 029 , 2018. DOI: 10.5965/25944630222018009. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/12554. Acesso em: 22 nov. 2024.