O resgate das raízes do design brasileiro e português a partir do paralelismo temático entre as fases cronológicas de produção de Aloisio Magalhães e Raul Cunca

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630812024e4745

Palavras-chave:

design/arte, história e teoria do design, técnica/tecnologia, Brail/Portugal, Aloisio Magalhães/Raul Cunca

Resumo

Este artigo apresenta as lacunas conceituais da história e teoria do design brasileiro a partir de uma visão mais alargada, que busca nas relações entre passado e presente os registros de ancestralidade nas obras de Aloisio Magalhães e Raul Cunca. Procuramos observar se após pouco mais de quinhentos anos e de cerca de duzentos anos após a ruptura política entre Brasil e Portugal, ainda poderia haver uma relativa aproximação entre as obras do designer brasileiro Aloisio Magalhães (entre 1975 e 1982), e as obras do designer português Raul Cunca (entre 2012 e 2020). Embora se apresentem em contextos distintos e afastadas do período pré-independentista, seria possível observar paralelismos entre as fases “Dimensão da Cultura” de Aloisio Magalhães e a “Habitar a terra” de Raul Cunca? Seria possível observá-las sob inter-relações de busca de identidade e pertencimento? A análise de similaridades entre as identidades particulares destas obras talvez possa evidenciar uma orientação mais ampla sobre as raízes relativamente comuns do design brasileiro e português.

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Biografia do Autor

Geovana Martin, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Bacharel em Desenho Industrial pela FAAC-UNESP. Mestranda pelo PPG-Design, FAAC-UNESP. Licenciada em Artes Visuais FAAC-UNESP.

Olympio Pinheiro, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo. Graduação em Artes Plásticas (1981) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestrado (1985) e Doutorado (1990) em Sociologia da Arte, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, na Universidade de São Paulo. Pesquisa de Pós-Doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales, no Centre de Histoire et Theorie de l'Art, Paris (1993-1995). Foi professor da Universidade Estadual de Londrina, Paraná e da Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal. Atualmente é professor da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação – UNESP/Bauru. Atua na graduação (artes plásticas; design) e pós-graduação (design). É do conselho científico da Revista da UFP, Universidade Fernando Pessoa, Portugal, e da Revista Educação Gráfica, FAAC, UNESP. Tem experiência na área de Artes Visuais, Design e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: artes plásticas e visuais; design; comunicação visual; arte, design e criatividade; história e teoria da arte e do design; artes, design, ciência cognitiva e novas tecnologias.

Carla Paoliello, University of Lisbon

Carla Paoliello é Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e do Ismat, Portimão. Está interessada em discutir design, artesanato, cultura, materiais e tecnologia. Atualmente, tem investigado a troca de conhecimento e a experimentação de novos biomateriais.
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado e doutorado em Engenharia de Estruturas pela UFMG (2001 e 2008), este último reconhecido pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e pós-doutoramento pela Universidade de Lisboa na Secção de Design do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (2015-2016). Recentemente, terminou seu segundo Doutoramento em Belas-Artes na Universidade de Lisboa, especialidade Design de Equipamento.

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Publicado

2024-02-22

Como Citar

MARTIN, Geovana; PINHEIRO, Olimpio José; CARVALHO, Carla Paoliello de Lucena. O resgate das raízes do design brasileiro e português a partir do paralelismo temático entre as fases cronológicas de produção de Aloisio Magalhães e Raul Cunca. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 1–29, 2024. DOI: 10.5965/25944630812024e4745. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/24745. Acesso em: 22 dez. 2024.