O uso do vestuário infantil como elemento de estímulo para o desenvolvimento tátil de crianças com deficiência visual: o papel dos pais e educadores
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630222018153Resumo
O presente artigo traz um relato de pesquisa que faz parte da dissertação de mestrado desenvolvida entre 2014 e 2016, e apresenta uma investigação com o objetivo de descobrir como o estimulo tátil de crianças com deficiência visual está sendo trabalhando por meio do vestuário. Partimos de uma pesquisa de campo exploratória, descritiva e qualitativa, onde foi aplicado questionário com os Pais e com os Professores das crianças que estudam em associação para pessoas com deficiência visual de Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo. Constatamos que os Pais abordados acreditam no potencial das roupas como estimuladoras da experiência tátil e da independência em vestir-se e despir-se dos filhos com deficiência, mas não priorizam a presença de elementos táteis, assim como as Educadoras inqueridas afirmaram que o vestuário pode ser pedagógico, mas que não exploram e nem auxiliam os Pais a utilizar esse recurso. Podemos concluir que os mesmos desperdiçam as potencialidades do vestuário como educativo, por esse motivo não estimulam as crianças. Portanto há necessidade de orientá-los sobre a capacidade das experiências e aprendizagens embutidas nos elementos desse objeto tão cotidiano.
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