Vestuário pedagógico e inclusivo como recurso de aprendizagem infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630622022e1806

Palavras-chave:

Vestuário Infantil Pedagógico, Recurso Didático, Aprendizagem Significativa

Resumo

O presente trabalho, de revisão de literatura, possui como principal objetivo buscar conexões entre a inclusão escolar, os recursos didáticos de aprendizagem e o vestuário infantil, verificando se este último pode ser usado no desenvolvimento das relações, percepções e deduções que as crianças fazem durante a interação com os objetos, por meio da aprendizagem criativa e significativa. Pode-se afirmar que o vestuário é um objeto pedagógico e lúdico, e seus elementos podem ser usados como recurso de aprendizagem pois auxiliam as crianças no desenvolvimento da percepção e interpretação por meio da exploração sensorial e interação social. Visto que o vestir é como uma construção pessoal, este auxilia na formação da autoimagem e oferece ao usuário infantil outro ponto de vista a respeito de si mesmo, fazendo-o sentir-se mais confiante, belo e até um “super-herói”. Contudo, é preciso capacitar professoras e professores para que estes profissionais estejam aptos a auxiliar as crianças neste processo.

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Biografia do Autor

Juliana Bononi, Unesp - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus Bauru

Doutoranda em Design de Produto na FAAC Universidade Estadual Paulista - UNESP. Mestre  em  Design  de  Produto. Docente naGraduação  em  Moda  do  Centro  Universitário  Moura Lacerda e da Universidade de Franca-Membro do NDEedo NIEPED (Núcleo Itinerário de Estudos e Pesquisa em Educação e Diversidade)do C.U. Moura Lacerda. E-mail: julianabs9@gmail.com|Lattes: http://lattes.cnpq.br/37229652985197012

Cássia Leticia Carrara Domiciano, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp Bauru)

Livre docente pela Unesp (2020), Doutora em Estudos da Criança -Comunicação Visual e Expressão Plástica -Universidade do Minho, Portugal (2008). Professora efetiva da graduação e pós-graduação em Design da UNESP de Bauru. Coordena desde 2001 o laboratório de design gráfico Inky Design e é colíder do grupo de pesquisa "Design Gráfico Inclusivo: visão, audição e linguagem". Atualmente chefia o Departamento de Design da Unesp. E-mail: cassia.carrara@unesp.br - Lattes:http://lattes.cnpq.br/1534045638750216

Joedy Luciana Barros Martins Bamonte, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp Bauru)

Graduada em Educação Artística – Universidade Presbiteriana Mackenzie (1991); Mestre em Comunicação e Poéticas Visuais – UNESP (1998); Doutora em Ciências da Comunicação (Comunicação e Estética do Audiovisual/ Sistemas de Significação em Imagem e Som) – USP/ECA (2004). Artista Plástica e Docente em RDIDP – UNESP (DARG/FAAC). Líder do Grupo de Pesquisa grAVA - Group of Poetic Research in Visual Arts – CNPq. Coordenadora e professora do Curso de Artes Visuais - bacharelado
e licenciatura.  Departamento de Artes e Representação Gráfica, Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design. Universidade Estadual Paulista.

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Publicado

2022-06-01

Como Citar

BONONI, J.; DOMICIANO, C. L. C.; BAMONTE, J. L. B. M. Vestuário pedagógico e inclusivo como recurso de aprendizagem infantil. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 1 - 12, 2022. DOI: 10.5965/25944630622022e1806. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/21806. Acesso em: 28 jun. 2022.