Matriz de aderência conceitual como instrumento de apoio à autonomia criativa em projetos de moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/18083129172025e0002

Palavras-chave:

moda autoral, metodologia projetual, criatividade, design de moda

Resumo

O artigo apresenta a Matriz de Aderência Conceitual (MAC) como ferramenta para subsidiar o processo de criação autoral em moda, compreendido como uma prática criativa de caráter expressivo, próxima ao campo das artes visuais. A metodologia adotada combina revisão teórica com relato de experiência, exemplificado por meio da a aplicação prática da matriz em ambiente educacional. A fundamentação baseia-se em estudos sobre expressividade visual (Perassi, Dondis e Gomes) e atributos específicos do vestuário (Jones, Campos, Sanches), articulando referências das artes visuais e do design de moda. A MAC demonstrou-se útil na estruturação conceitual de coleções e no fortalecimento da autonomia crítica dos estudantes, ao oferecer parâmetros de avaliação alinhadas ao conceito da coleção. Sua estrutura flexível permite aplicação em diferentes contextos e pode ser combinada com outras ferramentas projetuais, como o Mapa de Categorias Expressivas (Sanches, 2017).

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Biografia do Autor

Amanda Queiroz Campos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Design pela Bergische Universität Wuppertal (Alemanha) e pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017), com ênfase em Teoria do Design (Designtheorie/Industrie Design). Este doutorado em cotutela foi o pioneiro na área de Design no Brasil, beneficiado com bolsas CAPES/DAAD e FAPESC.Graduada em Moda com habilitação em Estilismo pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010) e em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012), possui também um Mestrado em Design e Expressão Gráfica pela UFSC (2013), com estudos interdisciplinares sobre tendências, marcas comerciais e o sistema da moda.Atualmente, é professora colaboradora na Udesc, onde lidera o planejamento e a realização do OCTA Fashion, o maior desfile de moda autoral de Santa Catarina, desde 2018. Sob sua coordenação, o evento passou por inovações significativas. Em 2021, a décima edição destacou-se como o maior desfile digital virtual da América Latina. Em 2023, assumiu o formato de exposição no Museu da Escola Catarinense (Florianópolis), aberto ao público por três meses. Correlacionada ao evento, também edita a revista anual Octa Mag.Como editora, atua ainda na revista acadêmica Modapalavra (PPG Moda | UDESC) e no periódico científico e-Revista LOGO, contribuindo para o avanço do conhecimento na área. Profissionalmente, é consultora de tendências e comportamento do consumidor. Possui experiência em Pesquisa de Tendências, Comunicação de Moda e Criação de Moda Autoral.

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Publicado

04-09-2025

Como Citar

CAMPOS, Amanda Queiroz. Matriz de aderência conceitual como instrumento de apoio à autonomia criativa em projetos de moda. DAPesquisa, Florianópolis, v. 19, n. 01, 2025. DOI: 10.5965/18083129172025e0002. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/27352. Acesso em: 5 set. 2025.

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