A Gestão de design aplicada à criação de valor na indústria moveleira
DOI:
https://doi.org/10.5965/18083129152021e0022Palavras-chave:
Design Industrial, Administração de produtos, Indústria de móveis, Diferenciação do produto, DesignersResumo
Com o avanço e os valores mais acessíveis da tecnologia, as empresas tentam encontrar novos meios que permitam manter sua posição no mercado. Neste contexto, a gestão de design adota um papel importante na criação de valor para as indústrias. O objetivo deste estudo é demonstrar por meio de revisão bibliográfica e estudo de caso da empresa Ikea, como a gestão de design permite criar modelos competitivos e inovadores na indústria. Esta pesquisa tem natureza exploratória, descritiva, qualitativa, revisão bibliográfica e sistemática de artigos e trabalhos de pós-graduação. Como resultado, foi possível identificar que a empresa Ikea criou um modelo inovador chamado Design Democrático, desenvolvido a partir da gestão de design. Este modelo proporciona um diferencial criativo à empresa mantendo-a competitiva no mercado moveleiro. O estudo também demonstra que as empresas mais valorizadas no mercado financeiro utilizam a gestão de design como ferramenta estratégica em suas instituições.
Downloads
Referências
AAKER, D. A. Marcas Brand Equity: gerenciando o valor da marca. São Paulo: Negócios Editora, 1998.
BEST, K. Fundamentos de gestão de design. Porto Alegre: Bookman, 2012.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comercio Exterior. Secretaria do Desenvolvimento da Produção. Diagnóstico do design brasileiro. Brasília: MDIC, 2014. Disponível em: https://www.gov.br/produtividade-e-comercio-exterior/pt-br/arquivos/dwnla_1435234546.pdf. Acesso em: 01 dez. 2020.
BORJA DE MOZOTA, B. Design management: using Design to build value and corporate innovation. New York: Allworth Press, 2003.
BORJA DE MOZOTA, B; KLÖPSCH, C.; COSTA, F. C. X. Gestão do Design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.
BRUCE, M.; COOPER, R.; VAZQUEZ, D. Effective Design management for small businesses. Design Studies, Great Britain, v. 20, n. 3, p. 297-315, May. 1999. DOI: https://doi.org/10.1016/S0142-694X(98)00022-2
CAMACHO, M. F. Diseño para el desarrollo: el potencial de la integración estratégica del diseño en las empresas, el caso de Colombia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 6., 2004, São Paulo. Anais [...]. São Paulo : FAAP, 2004. 1 CD-ROM.
CAMEIRA, S. R. Branding + Design: a estratégia na criação de identidades de marca. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2016.
DZIOBCZENSKI, P. R. N.; BERNARDES, M.; SATO, K. Criteria for selection of design management indicators in product development companies. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENGINEERING DESIGN, 3., 2013, Korea. Proceeding [...]. Seoul : Sungkyunkwan University, 2013.
FOLZ, R. R. Projeto tecnológico para produção de habitação mínima e seu mobiliário, 2008. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18141/tde-06082008-100756/pt-br.php
GORB, P. Design Management: Papers from the London Business School. New York: Van Nostrand, 1990.
HILLER, M. Branding: A arte de construir marcas. São Paulo: Trevisan, 2012.
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12. ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2007.
LASTRES, H. M. M. et al. Design para a competitividade: recomendações para a política industrial no Brasil. Relatório síntese. Rio de Janeiro: CNI/DAMP/Núcleo de Design, 1996.
MAGALHÃES, C. F. de. Design estratégico: integração e ação do design industrial dentro das empresas. Rio de Janeiro: SENAI, 1997.
MARTINS, R. F. de F. A gestão de design como uma estratégia organizacional: um modelo de integração do design em organizações.2004. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
MARTINS, R. F. de F.; MERINO, E. A. D. A gestão de design como estratégia organizacional. Rio de Janeiro: Rio Books, 2011.
MOREIRA, B. R. Gestão do Design na prática: framework para implementação em empresas. 2016. Tese (Doutorado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
MORAES, D. de. Metaprojeto: o Design do Design. Blücher: São Paulo, 2010.
PHILLIPS, P. L. Creating the Perfect Design Brief: How to Manage Design for Strategic Advantage. 2.ed. New York: Allworth, 2012.
PORTER, M. E. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
PORTER, M. E. What strategy? Harvard Business Review, v.74, n. 6, p. 61-78, Nov.-Dec. , 1996. Disponívem em: https://iqfystage.blob.core.windows.net/files/CUE8taE5QUKZf8ujfYlS_Reading+1.4.pdf. Acesso em: 2 dez. 2019.
RAE, J. Design Value Index Exemplars Outperform the S&P 500 Index (Again) and a New Crop of Design Leaders Emerge. DMI, [s. l.], v. 27, n. 3, p. 4-11, 28 dez. 2016. Disponível em: https://cdn.ymaws.com/www.dmi.org/resource/resmgr/design_value_index/16274RAE04.pdf Acesso em: 19 fev. 2019.
SANCHEZ, R. Integrating design into strategic management process. Design management Review, [s. l.], v. 17, n. 4, p. 10, Fall 2006. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1111/j.1948-7169.2006.tb00057.x. Acesso em: 12 dez. 2019.
STONER, J. A. F., FREEMAN, R. E. Administração. Rio de Janeiro: Prentice-hall, 1985.
TAVARES, M. C. Gestão de marcas: construindo marcas de valor. São Paulo: Harbra, 2008.
TEIXEIRA, J. de A. O design estratégico na melhoria da competitividade das empresas, 2005. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2005.
WALTON, T. Design Management as a Business and Academic Discipline. Design Management Journal, Boston, v.1, n.1, p. 5-7, nov. 2000. Disponível em:https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1111/j.1948-7177.2000.tb00001.x. Acesso em: 11 dez. 2018.
WELLE, D. Morre aos 91 anos fundador da rede de móveis IKEA. In: G1. [s. l..], 28 jan. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/morre-aos-91-anos-fundador-da-rede-de-moveis-ikea.ghtml. Acesso em: 13 dez. 2018.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Dalvino de Araújo, Dra. Sheila Cordeiro Mota
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.