“O Boneco de Pano”: um conto como recurso para ensinar música atribuindo significado expressivo a materiais sonoros.
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312908102013199Resumen
Este trabalho refere-se à prática do estágio obrigatório do 5º período de Licenciatura em Música, cujo público alvo foram os alunos da 5ª série de uma Instituição de Educação Básica, de Itajaí – SC. O objetivo principal do artigo é refletir o aspecto comunicativo da música e sua importância na educação musical. A proposta consiste em pensar o ensino da música considerando essa área do conhecimento uma forma de discurso, verificando se um material rico em possibilidades expressivas como as cenas dramáticas de conto podem servir como recurso para musicalizar alcançando os objetivos comunicativos da música. Utilizando o conto criado pelos estagiários, a saber, “O boneco de pano”, foi feita uma sonorização da história, e a partir desses sons e ainda utilizando os valores básicos da composição musical, segundo Schafer, as propriedades do som e seus contrastes, objetivou-se um fazer musical que tivesse significado e envolvesse os alunos em um processo participativo e criativoDescargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.