Coro cênico: conceito e discussões
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312908102013167Resumen
O panorama da música coral no Brasil passou por uma renovação a partir da década de 1960. Além de ter sido construído um vasto repertório de música popular em arranjos para coros, destacaram-se nomes importantes que atuaram como compositores, arranjadores e/ou regentes e estabeleceram novos parâmetros para performance vocal em grupo, surgindo o termo Coro Cênico. Os objetivos deste trabalho são levantar uma discussão sobre a definição e aplicação do conceito de Coro Cênico, na perspectiva de um trabalho coral que procura a integração com outras artes como o teatro e a dança e identificar o uso de uma técnica diferenciada do cantor de Coro Cênico. Enquanto alguns autores acreditam que todo o coro é cênico, outros argumentam que nem todo o Coro Cênico é verdadeiramente cênico. Dentro desta nova modalidade coral é de fundamental importância desenvolver uma técnica vocal ampliada, não voltada unicamente para a projeção e homogeneidade sonora, aliada à conscientização interpretativa do cantor e à variedade do repertório, bem como à utilização de jogos teatrais que visam a uma maior presença cênica. Neste sentido, a neutralidade dos cantores no palco é quebrada, fugindo dos padrões tradicionais pré-estabelecidos.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.