A atenção na cognição inventiva e no teatro

Autores/as

  • Tati Borga Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312911162016029

Resumen

O artigo tem como foco a atenção, com apontamentos sobre o estudo de seu surgimento na filosofia e sua influência na psicologia moderna e no teatro. Por ser um conceito multidisciplinar, a atenção se encontra em vários campos de estudo, inclusive na arte, permitindo assim uma discussão sobre o mundo em que vivemos. Em tempos em que a quantidade de estímulos acaba por bombardear-nos de informações, o artigo trará alguns conceitos que convergem para o estudo da atenção. As referências para este estudo se encontram em publicações no campo da Educação, da Psicologia e do Teatro. O presente estudo propõe uma reflexão sobre a noção de atenção utilizada no método de aprendizagem e na cognição inventiva proposta por Virginia Kastrup, bem como a atenção no treinamento do ator/bailarino e na recepção do espectador. Relata ainda algumas práticas de atenção no teatro e na dança realizadas no Grupo de pesquisa O corpo-mente em Cena (PPGT/UDESC).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tati Borga, Universidade do Estado de Santa Catarina

Tatiani Borga é graduanda da faculdade de Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina, pesquisadora e atriz.

Publicado

2016-08-31

Cómo citar

BORGA, Tati. A atenção na cognição inventiva e no teatro. DAPesquisa, Florianópolis, v. 11, n. 16, p. 029–039, 2016. DOI: 10.5965/1808312911162016029. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/6924. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos